5 dicas para escolher as almofadas para o sofá

5 dicas para escolher as almofadas para o sofá

Quando o assunto é renovar a decoração do ambiente, não se pode esquecer das almofadas para o sofá!

Embora sejam simples elementos decorativos, são poderosas ao ponto de enriquecer, equilibrar e revolucionar um dos espaços mais queridos do nosso lar.

Porém, escolher o modelo certo é uma tarefa difícil, principalmente quando se tem à disposição centenas de opções maravilhosas.

Esta diversidade é, muitas vezes, um “pau de dois bicos”, conforme diz a expressão popular. Isto porque acaba por complicar o processo de escolha.

Como é sabido, o sofá representa o principal elemento de uma sala de estar. Além de poder transformar a decoração do ambiente, tem o poder de oferecer mais conforto à família e a todos os que visitam esse espaço.

Assim, as almofadas para o sofá são responsáveis por proporcionar ainda mais comodidade, permitindo assim momentos relaxantes. Ao mesmo tempo, apresentam-se como uma das maiores aliadas quando pensamos na decoração de uma divisão.

Neste sentido, combiná-las de forma correta pode dar uma imagem totalmente diferente à sua sala.

Uma vez que existem padrões de tecidos lisos, com riscas, estampas e de outros tipos, as possibilidades de combinação são praticamente infinitas.

Sendo a sala um espaço que recebe todos os familiares e amigos para os momentos de diversão, as almofadas exercem um papel fundamental na composição do ambiente. Podendo, dependendo do gosto e da conjugação, deixá-lo mais bonito e confortável. 

Por isso, aproveite bem as almofadas na decoração da sala de estar. Muitas pessoas ainda as veem como “apenas mais um acessório”, mas saiba que as mesmas são tão versáteis que se tornaram uma das primeiras peças que devemos utilizar, para criar a atmosfera perfeita.

Almofadas para o sofá: Saiba como arrasar na decoração da sua casa

Se ainda não definiu qual é o estilo de decoração que quer seguir, as almofadas podem ser um ótimo início para quem ainda está um pouco perdido na escolha.

Inclusive, pode utilizar a paleta de cores e começar a escolha dos tons pelas almofadas e, assim, seguir para os outros objetos e detalhes.

Para o ajudar nesta tarefa, reunimos 5 dicas essenciais que vão facilitar a escolha das melhores almofadas para o sofá. Espreite!

Cor

Este é, possivelmente, o primeiro fator que todas as pessoas observam na hora de comprar almofadas novas.

Aqui, a dica fundamental é procurar uma peça que consiga valorizar e elogiar o móvel que, neste caso, é o sofá.

E, na conjugação, tanto podem fundir-se com a sua cor, como destacar-se. O importante, na verdade, é que agregue valor sem roubar o foco da atenção do elemento central.

Forma

As formas são muito importantes, pois são elas que dão origem a almofadas de diversos estilos. E, atualmente, a criatividade é garantida: partindo das tradicionais quadradas aos modelos redondos, ou com formas incomuns.

Assim, escolher a melhor forma vai depender de muitos fatores. Porém, se optar pela almofada tradicional, o sucesso é inevitável.

A grande vantagem de conseguir trabalhar com mais formatos e opções diferentes, é o profissionalismo e a personalidade que o espaço ganha.

Tamanho

Quando se trata de escolher o melhor modelo de almofada para o sofá, é muito importante que exista coerência entre o tamanho do móvel e a proporção dos seus acessórios.

Neste sentido, uma almofada pequena num sofá grande, assim como uma almofada grande num sofá pequeno, pode ficar visualmente desadequado.

Por isso, lembre-se sempre de tirar as medidas da almofada para realizar uma comparação aproximada e, assim, atingir os resultados esperados.

Textura

Este é um dos pilares da decoração. Assim, as almofadas também possuem o poder de acrescentar texturas na estética da sala.

A textura é toda e qualquer superfície ou relevo capaz de transmitir profundidade. E, ao mesmo tempo, estimula sentidos como o tato e a visão, tornando o ambiente mais rico, envolvente e aconchegante.

Quantidade

Outro ponto importante na hora de escolher as novas almofadas para o sofá é a quantidade de objetos que devem ser adquiridos.

Afinal, dependendo do modelo do sofá, os espaços onde nos sentamos também mudam, exigindo uma maior ou menor quantidade de almofadas.

Por isso, é importante usar o bom senso. Não adianta encher o seu sofá de almofadas, se depois precisa de tirar tudo, na hora que o for usar. Agora que já conhece as nossas dicas, basta colocá-las em prática e brilhar na escolha das almofadas, para o sofá da sua sala de estar.