3 dicas para recém-casados escolherem a casa perfeita

5 dicas para recém-casados escolherem a casa perfeita

Chegou o momento de começar a construir uma vida a dois? O casamento é um dos principais marcos na vida de um casal. Mas, após a cerimónia de sonho, é preciso encontrar a casa perfeita. 

Por vezes, pode ser difícil passar os planos do papel para a prática. Nesse sentido, ajudamos a planear os próximos passos para que as suas metas em casal sejam alcançadas.

De seguida, enumeramos 5 dicas valiosas para os recém-casados encontrarem a casa ideal! Conheça-as!

Casa perfeita: Conheça 5 dicas valiosas para encontrá-la e começar uma vida a dois

Escolher o local ideal para chamar de lar pode ser uma tarefa complicada.

Afinal, são muitos os fatores a analisar. E quando se trata de imóveis para recém-casados, esta missão pode ser ainda mais complexa.

A casa perfeita é aquela que cumpre, ao mesmo tempo, as necessidades de duas pessoas, que podem estar a viver juntas pela primeira vez.

Por isso, para evitar desentendimentos, é preciso saber o que avaliar antes de se mudar.

Para facilitar este processo, enumerámos 5 dicas valiosas que serão, certamente, uma grande ajuda para encontrar o imóvel ideal!

1 – Avaliar o valor do investimento

Este é o primeiro passo (e o mais importante) na procura da casa ideal.

Afinal, o planeamento dos gastos e investimentos é o que vai orientar as principais características do imóvel, como por exemplo o tamanho e a localização.

No início da vida de recém-casados, investir numa casa ou apartamento de valor superior pode tornar-se um problema.

É importante avaliar o momento de vida dos dois, se há planos de investimento em formação ou mudanças na procura de novas oportunidades na carreira. Ter noção dos objetivos futuros vai ajudar na altura de tomar decisões.

2 – A escolha da localização

Este é mais um aspeto importante, que deve ser decidido em conjunto pelo casal.

A localização deve ter em conta as rotinas de ambos, de forma a facilitar a deslocação casa – trabalho.

Na escolha da localização deve ser considerado o trajeto do casal. Analise os locais frequentados regularmente, como o trabalho, o ginásio, o supermercado, etc.

A segurança do local também é um fator que deve ter em conta, especialmente se o casal passa a maior parte do dia fora de casa, deixando o imóvel mais vulnerável.

Por fim, tenha em conta o custo de vida para as possibilidades financeiras do casal, pois vai certamente encontrar regiões mais e menos valorizadas.

3 – Identificar as necessidades e os desejos

Faça uma lista das necessidades essenciais, como o número de quartos, a localização, a proximidade do trabalho, as escolas, o transporte público e as comodidades locais.

Além disso, também identifique desejos e preferências na hora de procurar a casa perfeita.

Estes podem incluir características da casa, como um jardim, uma cozinha ampla ou características da vizinhança, como a proximidade a parques ou áreas comerciais.

Seja realista sobre o que é negociável e o que não é.

Dessa forma, esteja dispostos a fazer concessões em aspetos menos importantes para garantir que as necessidades essenciais são atendidas.

4 – Utilizar recursos online e consultar um profissional

Utilize recursos online, como sites imobiliários, para pesquisar casas de acordo com os seus critérios.

Afinal, estas plataformas oferecem uma variedade de opções e podem ajudá-lo a entender melhor o mercado imobiliário na região desejada.

Além disso, considere contratar um consultor imobiliário local. Pois os consultores têm experiência e conhecimento sobre o mercado imobiliário local.

Eles podem ajudá-lo a encontrar casas que atendam aos seus critérios e aconselhá-lo durante o processo de compra. Para tal, conte com o apoio dos nossos consultores especializados.

Assim, visite várias casas para ter uma ideia real das opções disponíveis.

Não hesite em fazer perguntas durante as visitas para entender melhor as características da casa e da vizinhança.

5 – A escolha da casa perfeita

Após todas as etapas mencionadas, chegou o momento de escolher o imóvel ideal.

Mais uma vez são necessários organização e planeamento. Qual é o estilo de vida do casal? Há planos de aumentar a família num futuro próximo?

Estas questões vão influenciar o tipo de imóveis que farão parte da listagem. Por exemplo, os recém-casados que pretendam ter filhos no prazo de um ano devem ponderar uma moradia ou apartamento que tenha espaço e conforto suficientes para todos.

Pesquise os imóveis disponíveis na localização pretendida e faça uma lista dos que cativaram a sua atenção.

Além de visitar o imóvel, faça passeios pela região, de forma a conhecer a vizinhança, os transportes e o comércio local.

Todo o processo pode ser facilitado com a ajuda de um consultor imobiliário, como já dissemos.

Pois, este profissional está preparado para atender às necessidades do casal, ao realizar uma procura assertiva, dentro das possibilidades do orçamento do casal.

Lembre-se: encontrar a casa ideal pode levar tempo e exigir paciência.

Por isso, esteja dispostos a investir esse tempo para garantir que está a fazer uma escolha bem informada e que se encaixa nas suas necessidades e estilo de vida como casal.

Considere estas dicas e dê os primeiros passos para construir uma vida feliz na casa perfeita!