Já alguma vez ouviu falar no conceito de automação residencial?
Se ainda não, saiba que a mesma pode ser aplicada na sua casa para trazer muito mais conforto e comodidade a todos.
A automação residencial já não é algo “apenas” do futuro. Cada vez mais populares, as tecnologias utilizadas dentro de casa estão a transformar em realidade o que antes era apenas ficção.
Durante muito tempo, a ideia que as pessoas tinham da automação era a da “casa dos Jetsons”. Recorda-se desta referência?
Assim, este conceito era baseado em espaços residenciais com muita tecnologia incluída, como por exemplo cozinhas e equipamentos autossuficientes, entre outros.
Com o tempo, começamos a perceber que esta nova tendência pode ser muito mais interessante do que um desenho animado. Oferecendo, inclusive, mais segurança e conforto às famílias.
Deste modo, as chamadas “casas do futuro” tornaram-se nas “casas do presente”.
Sendo assim, devemos usufruir de tudo o que as mesmas têm a oferecer para o nosso quotidiano.
E, para isso, contamos com a ajuda de um mercado que tem absorvido e impulsionado cada vez mais as soluções de automação, estando estas acessíveis a consumidores de diversas classes sociais.
Mas afinal, o que significa automação residencial?
A automação residencial é a aplicação de tecnologias e dispositivos para tornar as atividades quotidianas de uma casa automáticas.
Esta inovação possibilita que os eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos sejam acionados quando o utilizador desejar, mesmo a uma longa distância.
Para isso, são usados sistemas integrados e conectados à Internet.
O seu principal intuito é simplificar as tarefas diárias, deixando o controlo do espaço mais inteligente, prático e eficiente.
Assim, o conceito Internet of Things (IoT) é a base para que a automação aconteça. Isto porque “confere inteligência” a objetos, para possibilitar soluções de iluminação, entretenimento e segurança.
A título de curiosidade, a automação residencial também é conhecida como Domótica.
Este termo vem do francês “Domotique”, originário da junção de “domus” (casa) e “immotique” (automático).
Automação residencial: Descubra as principais vantagens desta tecnologia para o seu lar!
A proposta da automação residencial tem o objetivo de agregar mais conforto à vida de todas as pessoas que vivem no respetivo ambiente.
Afinal, a possibilidade de poder gerir a sua casa de forma remota, acaba por trazer bastante praticidade à sua rotina.
Além disso, esta tendência contribui para o alcance de uma vida mais segura, prática e sustentável.
Portanto, decidimos partilhar consigo as principais vantagens de automatizar a sua casa. Fique a par!
Garantia de maior segurança
As câmeras inteligentes possibilitam que esteja sempre ciente do que acontece na sua casa, mesmo quando estiver distante.
O mercado também dispõe de outros dispositivos, como:
- Sensores de presença;
- Fechaduras inteligentes;
- Câmeras com reconhecimento facial;
- Alarmes integrados com empresas de segurança;
- Detetores de fumo;
- Luzes para iluminar os arredores da casa.
É, ainda, possível programar esses dispositivos para que os mesmos enviem notificações, sempre que identificarem movimentações estranhas na casa.
Outra vantagem nesse sentido é poder monitorizar crianças e animais à distância e, inclusive, interagir com eles, através das câmeras instaladas pela casa.
Conforto e comodidade
Outra grande vantagem da automação residencial é o conforto e a comodidade que esta tecnologia proporciona.
Isto porque, sem precisar de se mover, pode ter o controlo total do seu home theater, da iluminação, da TV e da temperatura dos ambientes, por exemplo.
Além disso, a automação residencial já dispõe de novas ferramentas inteligentes que podem, inclusive, medir a qualidade do ar da sua casa.
Mais economia e sustentabilidade para o seu lar
Automatizar a sua casa gera mais economia e sustentabilidade, já que passa a controlar com mais precisão a água e energia, através de:
- Medidores de consumo;
- Opção de “desligar automático” de eletrodomésticos e luzes;
- Controlo de estores, que melhoram o aproveitamento da luz natural;
- Detetores de fuga de água.
E uma excelente forma de diminuir os custos com a energia, é adotar o uso de termostatos e de lâmpadas inteligentes.
Vale a pena lembrar que, além das medidas mencionadas, há ainda diversas possibilidades a serem exploradas num projeto de smart house, capazes de corresponder às mais diversas necessidades.
Por fim, agora que já conhece os benefícios que este conceito tecnológico pode trazer para a sua casa, está na altura de planear o desenvolvimento do seu projeto de automação residencial.