Se está a planear a compra da sua futura casa, um aspeto importante que deve considerar e avaliar são as previsões do mercado imobiliário 2023.
Isto porque a compra da casa representa um grande investimento no orçamento familiar. Acabando por representar um gasto fixo por um período longo.
Portanto, a sua compra deve ser definida após um estudo financeiro profundo. Pois, é importante garantir que terá plenas condições de cumprir com o pagamento das mensalidades do financiamento.
E, nesse sentido, deve saber que o preço das casas continua a subir, especialmente em Portugal.
Entretanto, o Banco Central Europeu estima que o preço das habitações irá sofrer uma descida nos próximos 2 anos. Esta descida é estimada em até 9%, e será observada nos países que fazem parte da Zona Euro.
Mas, voltando para Portugal, foi observada uma subida de 13% no valor das casas neste segundo trimestre.
Segundo dados, só entre maio e junho de 2022, foram vendidas cerca de 43 mil casas. O que representa um número bastante expressivo.
Mercado imobiliário 2023: Saiba quais são as tendências de preços
Segundo o centro de estudos Avalon Investment Research, o setor imobiliário ainda precisa de um tempo até que os preços das casas comecem realmente a descer.
Isto acontece porque muitos compradores ainda estão a adiar a ideia de mudar-se para uma nova habitação. Com isso, o número de transações diminui, esfriando as negociações do setor.
Com esta estagnação, os proprietários veem-se obrigados a diminuir o valor dos imóveis, e os preços começam a baixar. Este é um fenómeno que já pode ser observado em alguns países da Europa.
Além disso, há ainda outro fator a considerar. Isto é, muitos dos vendedores que não conseguem vender os seus imóveis, ponderam retirar a oferta do mercado imobiliário.
Isso reflete-se em menos casas disponíveis para venda, diminuindo assim as negociações.
Por isso, é importante conhecer quais foram as nuances do mercado neste ano. Desta forma, conseguirá compreender melhor quais serão as expectativas para o mercado imobiliário 2023.
O que dizem os especialistas do setor para as previsões de 2023?
Este é um aspeto que ainda divide muitos especialistas da área imobiliária. Portanto, as previsões para 2023 ainda não estão claramente definidas.
Alguns acreditam que teremos uma crise, com uma bolha imobiliária, semelhante ao que aconteceu em 2008. Contudo, outros especialistas acreditam que passaremos por uma recessão imobiliária.
Em suma, a direção do mercado de imóveis depende muito da duração do aumento do ciclo da taxa de juros. Este é um fator preponderante.
Afinal, se o preço das casas diminuir, facilitará e muito a vida dos compradores, devido ao preço acessível.
Por outro lado, com o aumento da taxa de juros, a capacidade de pagar o empréstimo fica altamente comprometida.
Nesse sentido, o ideal é analisar como estará o mercado no momento da compra do imóvel. Portanto, pesquise a fundo quais são as condições de compra nas mais diversas instituições bancárias.
Isso irá garantir a aquisição de uma casa com um valor justo, obtendo taxas de juros mais competitivas.
Assim, a recomendação é simples. Faça bastantes pesquisas e um bom planeamento para ter sucesso no mercado imobiliário 2023.