Muitas pessoas ainda se questionam se devem comprar ou arrendar casa. Esta é uma dúvida que se estende durante anos e anos, mas que finalmente iremos esclarecer!
A maioria das pessoas sonha em ter o seu próprio imóvel. Isto porque este é um património que será passado para futuras gerações e pode garantir o futuro de filhos e netos.
Mas será que é sempre a escolha certa? Há quem defenda o arrendamento, enquanto outros se querem livrar deste peso no seu orçamento.
Por mais estranho que possa parecer, em alguns casos, arrendar pode ser a melhor alternativa em comparação com a compra de um imóvel.
Já de seguida, apresentar-lhe-emos os pontos positivos e negativos de cada um, para que possa decidir a melhor solução para si e para a sua família.
Comprar ou arrendar: Conheça os prós e os contras de cada um
Quer decidir se deve comprar ou arrendar uma casa? Nós ajudamo-lo!
São muitos os que ainda pensam no arrendamento como uma forma de “perder dinheiro”, já que estão a pagar por um bem que nunca será seu. Contudo, este conceito não se aplica a todos os casos.
Em algumas situações pode ser mais vantajoso arrendar um imóvel e investir o dinheiro da compra de uma casa.
Se ainda não tem uma boa poupança para dar de entrada na compra da casa, arrendar pode ser a alternativa para quem quer o seu próprio espaço.
Com os rendimentos pode ser possível pagar a renda e, ainda, poupar algum dinheiro para comprar um imóvel melhor no futuro.
Veja os prós e os contras para se decidir!
1 – Arrendamento: Pontos positivos e negativos
Nem tudo é mau relativamente ao arrendamento. Este modelo tem as suas vantagens, como a possibilidade de se mudar rapidamente em caso de necessidade.
Também é possível dividir o apartamento com outra pessoa e poupar nas despesas mensais.
Além disso, não precisa de se preocupar com eventuais desvalorizações do imóvel. Grandes remodelações, de forma geral, acabam por ser uma responsabilidade do proprietário.
Por estes fatores, fica claro que o arrendamento ainda é a melhor alternativa para quem está a dar os primeiros passos rumo à sua independência pessoal e financeira.
Em contrapartida, existem algumas desvantagens, tais como: a variação do preço ou a venda do imóvel. O que cria a necessidade de desocupação.
2 – Compra: Pontos positivos e negativos
Uma das principais vantagens de ter casa própria é a segurança de ter um património que é seu.
Por isso, tem a liberdade de fazer remodelações, alterar a disposição dos ambientes, trocar a decoração ou fazer melhorias para valorizar a construção.
Quem tem um imóvel próprio não precisa de se preocupar com questões relacionadas com animais de estimação. O que, muitas vezes, é proibido em caso de arrendamento de um determinado apartamento.
Porém, a compra de um imóvel pode tornar-se num grande peso quando a decisão não é ponderada.
Os custos com eventuais financiamentos, as taxas e os impostos podem atrapalhar, e muito, a sua vida financeira.
As remodelações e as reparações também são da responsabilidade do proprietário. Portanto, este é mais um investimento que precisa de ser contabilizado antes de decidir comprar casa.
Por fim, a valorização do imóvel varia de acordo com as oscilações do mercado. Deste modo, há sempre a possibilidade de perder dinheiro, já que o mesmo pode, ou não, valorizar com o passar do tempo.
Assim sendo, não existe uma resposta definitiva sobre comprar ou arrendar. A escolha ideal deve ir ao encontro de cada caso, considerando a situação financeira, o momento de vida e os projetos futuros.
Conte com apoio profissional antes de comprar ou arrendar casa
Encontrar o lar dos seus sonhos é uma viagem emocionante, mas repleta de desafios.
A procura pela casa perfeita envolve uma série de decisões cruciais, que vão além da simples escolha de um imóvel.
Seja para comprar ou arrendar, é fundamental considerar diversos aspetos que irão impactar diretamente a sua vida, o seu bem-estar e, é claro, as suas finanças.
Nesse contexto, contar com o apoio profissional de especialistas do mercado imobiliário, torna-se uma peça-chave para fazer a escolha mais acertada e segura.
Afinal, este é um dos maiores investimentos que podemos fazer ao longo da vida.
Por isso, tome decisões informadas, fundamentadas em análises detalhadas e orientadas por quem entende do assunto.
Isto é essencial para evitar futuros arrependimentos e garantir a realização do sonho de ter casa própria.
Contar com a ajuda de um consultor imobiliário pode trazer mais clareza à sua vida, de forma a fazer a escolha ideal. E envolve, ainda, diversos benefícios, que podem ir desde a avaliação, até à negociação.
Essa colaboração pode garantir segurança, economia de tempo e uma visão mais abrangente das melhores oportunidades de mercado.
Sendo assim, se precisar de ajuda não hesite: Entre em contacto connosco!