O estilo eclético é um tipo de decoração que tem conquistado cada vez mais pessoas em todo o mundo.
Este tem-se destacado na decoração dos espaços, mostrando-se uma tendência que, certamente, veio para ficar.
Afinal, este é o tipo de decoração mais indicado para quem gosta de um design de interiores diferenciado. Isto porque tem como intuito destacar diferentes épocas e movimentos culturais.
Possui um apelo riquíssimo com as suas camadas e detalhes apaixonantes. Dessa forma, cada cantinho da casa conquista uma personalidade única, sem se esquecer do charme e elegância que deve ser característico de todo o tipo de decoração.
E que tal decorar a sua casa de forma eclética? Mas não se preocupe! Não irá encher e poluir o ambiente com informações desnecessárias.
Para saber mais, continue a acompanhar este nosso artigo sobre o tema!
Estilo eclético: Como surgiu?
Podemos começar por dizer que este estilo de decoração tem tudo a ver com harmonia e combinação de diferentes estilos.
Este visa fazer a junção de estruturas e cores contrastantes para criar uma decoração bela e, ao mesmo tempo, coesa.
Sendo assim, a palavra “eclético” tem a sua origem derivada no vocabulário grego. O seu significado vem de eklektikos, em português, “escolher o melhor”.
Embora o termo seja comumente utilizado em filosofia, o seu conceito passou a figurar no meio arquitetónico no final do século XIX e início do século XX. A sua ideia principal era transgredir os tradicionais movimentos de arquitetura da época, como o bizantino, o gótico e, principalmente, o neoclassicismo.
Nesse sentido, os arquitetos da época passaram a incorporar o melhor elemento de cada um destes estilos, de modo a criar um visual totalmente único e novo. E assim surgiu o estilo eclético de decoração.
Desde então, outros inúmeros elementos dos mais variados estilos têm sido utilizados para compor este tipo de decoração.
Conheça as principais características deste estilo contemporâneo de decoração
Como já observámos anteriormente, não há uma regra clara para se criar um estilo eclético de decoração para a casa. A não ser pelo facto de que este não se deve parecer com nenhum outro estilo decorativo.
Mesmo assim, é possível identificar algumas características comuns nos espaços que se inspiram neste tipo de decoração. Os principais são:
Texturas e padrões mistos – Não se trata de um estilo monótono ou homogéneo. Por isso, o ideal é arriscar nas texturas e padrões.
Cruzamento entre o velho e o novo – É a combinação de estilos. Como, por exemplo, a utilização de um item da decoração colonial, combinando com um item da decoração moderna.
Incorporação de influencias globais – Nada mais é do que a junção de itens de origens étnicas diferentes. Apenas tenha atenção para não se apropriar de culturas globais de forma superficial.
As paredes tornam-se uma galeria – A decoração eclética é por natureza a combinação de estilos. Sendo assim, utilize as paredes para exibir obras de arte dos mais diversos movimentos artísticos do mundo. Complete a galeria indo do Art Pop ao Impressionismo.
Se seguir estas dicas vai transformar a decoração do seu ambiente, criando um espaço único e cheio de identidade através do estilo eclético.