O que considerar antes de construir moradia

O que considerar antes de construir moradia

Um dos momentos mais importantes da vida chegou! O que poupou durante anos ou o crédito que estava para ser aprovado finalmente vão permitir o início do sonho de construir moradia.

Mas, e a partir de agora, o deve fazer? Para realizar todo o processo de conceção e construção de uma casa é preciso planear. Deve pensar em todas as necessidades, considerar os custos de cada fase e ter em mente que irão ocorrer imprevistos.

Para ajudar nesta tarefa, elaboramos um guia com as principais dicas do que deve considerar antes de construir a sua casa de sonho.

Construir moradia: Dicas para começar o planeamento de todas as etapas

Ter casa própria faz parte do projeto de vida de todos, e realizar esse sonho ao construir uma moradia é ainda mais satisfatório.

Mesmo tendo o dinheiro para colocar este projeto em prática, é necessário planear para ter um maior controlo das etapas da construção. Caso contrário, o sonho pode tornar-se um pesadelo!

Veja a seguir as principais considerações que deve ter em mente antes de construir moradia.

1 – A compra do terreno

A escolha de um bom terreno é o primeiro passo para evitar transtornos ao longo do processo de construção. Nesse sentido, o comprador deve avaliar mais do que o preço e considerar outros fatores técnicos.

Entre estes fatores encontram-se:

  • Topografia
  • Condições do solo
  • Metros quadrados do espaço
  • Legislação da região no que respeita a ocupação de solo
  • Impostos

Um exemplo clássico na compra de um terreno: geralmente os terrenos com desníveis são mais baratos. Contudo, quando for necessário executar a terraplanagem e drenagem do solo a obra pode ficar muito mais cara do que imaginou.

Por isso, não se deixe iludir pelo preço mais barato, avalie os prós e contras de cada terreno e adquira o que oferece a melhor relação custo vs. benefício. Assim evita dores de cabeça e gastos inesperados ao iniciar as obras.

2 – Planeamento de gastos

Se tomou a decisão de construir a sua própria casa, então deve saber como conduzir a obra, e isso também envolve o aspeto financeiro.

Para a execução de cada etapa é preciso planear os detalhes e o dinheiro necessário para investir. O modo mais fácil de realizar essa tarefa é fazer uma lista ou planilha para calcular tudo, e assim evitar gastos desnecessários.

3 – A conceção do projeto

Um projeto bem elaborado evita transtornos futuros. Por isso, é imprescindível ter ajuda de um bom arquiteto e engenheiro, sempre com o acompanhamento do proprietário.

Estes profissionais saberão conduzir as etapas da obra de modo a evitar possíveis desperdícios de material e de tempo.

Através deste trabalho em conjunto serão definidos os melhores materiais para a construção e o tipo de construção.

4 – A compra dos materiais de construção

Os preços podem variar dependendo da loja, e principalmente o tipo de material, podendo chegar a uma diferença de 20%.

Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa detalhada de preços antes de decidir comprar tudo num só local. Em alguns casos a empresa que está a tratar das obras pode ter algumas parcerias interessantes.

Para minimizar os custos é possível trocar um material por outro similar. Contudo, é preciso ter muito cuidado para não prejudicar a qualidade da construção com materiais que não cumpram as especificações técnicas.

Peça sempre a opinião dos profissionais que estão a desenvolver o projeto. Afinal de contas, estamos a falar da sua casa, não é verdade.

5 – Contratar mão de obra qualificada

Para a escolha da mão de obra, arquitetos, engenheiros e principalmente o mestre de obras, é preciso fazer muita pesquisa. Sempre que possível tente arranjar algumas referências.

Escolha, de preferência, profissionais indicados por quem conhece, avalie os trabalhos anteriores de cada um deles e veja se os clientes estão satisfeitos.

A contratação da mão de obra é uma das etapas que exige mais dinheiro, pois vai querer contar com profissionais preparados e de confiança.

Considere a experiência do profissional e se é confiável para coordenar a obra. Faça visitas regulares para verificar se está tudo a correr como deve ser durante as obras.

Se pretende construir moradia, guarde estas dicas e faça um planeamento detalhado e eficiente para ter menos transtornos no decorrer da construção. E, se este é um sonho para o seu futuro, conte connosco para o ajudar em todo o processo de financiamento e escolha do terreno ideal.