Precisa de trocar o guarda-roupa, mas não sabe como escolher o modelo ideal para manter tudo organizado?
Sabemos que o quarto é uma das divisões mais importantes da casa. Afinal, é nele que passamos parte do nosso tempo, nomeadamente os momentos de descanso.
Por isso, a organização deste ambiente faz toda a diferença no nosso quotidiano.
Além do mais, este espaço pode tornar-se ainda mais aconchegante, de acordo com as escolhas que fazemos a respeito da decoração.
E este é um dos móveis indispensáveis, não só para a decoração como para a organização das roupas.
Nesse sentido, separámos algumas dicas infalíveis para escolher o modelo mais versátil para as suas necessidades. Conheça-as de seguida!
Guarda-roupa: Guia prático para escolher o modelo ideal
Logo de início, podemos dizer que existe uma infinidade de modelos, de tamanhos, de número de portas, de gavetas, de material e muito mais.
Sendo assim, podemos afirmar que o modelo ideal deste acessório varia de pessoa para pessoa. Ou seja, vai depender exclusivamente das suas necessidades e uso particular.
Dessa forma, podemos dizer que a receita para o sucesso está em entender as diferentes partes que compõem o guarda-roupa e como estas funcionam mais eficientemente.
Por isso, para a escolha ideal deve considerar:
Medidas
O primeiro passo é saber o espaço disponível que tem para o móvel. E, para isso, deve utilizar uma fita métrica e medir o comprimento, a largura e a altura do local.
Assim, saberá exatamente o espaço que possui para fazer a instalação do acessório. Este é um aspeto essencial que determinará as medidas máximas do móvel em que poderá investir.
Caso tenha muitas roupas e pouco espaço, opte por peças funcionais, como armários que possuem portas de correr.
Modelos de guarda-roupa
Como já dissemos anteriormente, existem muitos modelos disponíveis no mercado.
Os modelos de duas portas são, por exemplo, bastante compactos e ideais para o uso individual. Já os de quatro portas são excelentes para guardar apenas as roupas.
Enquanto isso, os de oito portas são os mais indicados para casais. Isto porque além de armazenarem todas as roupas, também serão muito úteis para guardar alguns acessórios e roupas de cama.
Uma dica importante é ter atenção ao espaço necessário para a abertura das portas. Pois o recomendado é ter 60cm livres à frente do guarda-roupa.
Espaço Interno
A parte interna fará toda a diferença na hora da organização.
Por exemplo, uma peça com seis portas, que possua calceiros de um lado, é ideal para os homens. Já o outro lado, deve conter espaços para os vestidos, sendo a parte destinada às mulheres.
Os nichos também são fundamentais e complementam o espaço interno. Estes são ótimos para guardar bolsas e acessórios. Além disso, as gavetas internas serão indispensáveis para armazenar as roupas íntimas, as meias, os lenços e outros acessórios.
Organização do guarda-roupa
Por fim e não menos importante, outro ponto fundamental a considerar na escolha é a organização. E isso pode variar de acordo com o desenho do móvel.
Isto porque alguns modelos possuem sapateiras e maleiros, sendo algo que facilita e otimiza a organização do espaço.
Já os modelos com espelhos na porta, além de proporcionarem funcionalidade, contribuem para a sensação de amplitude do ambiente.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de considerar estes fatores na hora de escolher o guarda-roupa ideal para a sua casa.