Como se preparar para ter um empréstimo habitação

Como se preparar para ter um empréstimo habitação

A compra de uma casa própria é um passo importantíssimo na vida de qualquer pessoa. Na maioria das vezes, quem toma esta decisão recorre ao empréstimo habitação para poder concretizar tal projeto.

Esta é uma responsabilidade muito séria que envolve um valor bastante elevado e várias prestações mensais. Por isso, é imprescindível que se prepare bem antes de assinar o contrato.

Assim sendo, trazemos-lhe dicas valiosas para que possa planear e preparar o orçamento antes de contratar o empréstimo!

Empréstimo habitação: 8 dicas de planeamento financeiro que deve implementar

Tenciona adquirir um empréstimo habitação para comprar um apartamento ou uma moradia? Esta é uma conquista muito importante na vida de qualquer pessoa.

No entanto, o caminho para realizar este sonho não é simples! É preciso organização e planeamento financeiro antes de pensar em adquirir o imóvel que tanto deseja.

Uma compra feita da forma errada pode impactar negativamente a sua vida por um longo período de tempo. Isso poderá provocar-lhe sérios prejuízos, não só para si como também para toda a família.

Para que isso não aconteça, reunimos 8 dicas de planeamento financeiro. Conheça-as:

1 – Planeie as finanças para o empréstimo habitação

O primeiro cuidado a ter é planear o orçamento antes de se comprometer com um contrato de empréstimo.

Lembre-se que estará a assumir um compromisso a longo prazo e que irá afetar diretamente as suas finanças com as prestações mensais. Por isso, é preciso planear e certificar-se de que terá todas as condições para suportar o pagamento.

Uma dica: calcule os ganhos e as despesas, e verifique se estas últimas comprometem mais de 30% do seu orçamento. Se a resposta for positiva, então repense se deve mesmo fazer um crédito.

2 – Regularize as dívidas

Se está com dívidas, faça o que for possível para se livrar delas. Pode cortar gastos, procurar um rendimento extra ou vender objetos de que não necessita.

Caso o seu nome esteja na lista negra do Banco de Portugal, tente retirá-lo o quanto antes! Pois, dessa forma, não será possível contratar o empréstimo que deseja.

Se as dívidas forem muito altas, negocie com os credores ou tente fazer um crédito consolidado.

3 – Compare diferentes propostas e condições

Sabemos que a ansiedade leva, muitas vezes, a decisões impulsivas. Mas não deixe que tal aconteça na contratação de um empréstimo habitação.

Tenha calma e faça uma pesquisa em diferentes bancos e instituições financeiras. Atualmente é possível obter informações através da internet, o que facilita muito a sua vida.

Por isso, compare propostas e verifique as condições que mais correspondem às suas necessidades e ao seu orçamento.

Apesar desta facilidade, é importante contar com o apoio de um intermediário de crédito para o ajudar a encontrar a opção mais adequada.

4 – Considere gastos extras

Ao realizar o seu planeamento financeiro, tenha em mente que não basta colocar nos cálculos o valor das prestações do crédito. Os gastos com a aquisição de um imóvel não se limitam apenas ao valor das mensalidades do financiamento.

Existem também as taxas de transferência, a documentação, as taxas de encargos bancários e os impostos. Assim como as despesas recorrentes com manutenção, seguro, condomínio, entre outros.

Por isso, reserve uma quantia para cobrir todas essas despesas.

Analise o orçamento e, caso perceba que mais de metade do rendimento será comprometido com as despesas do novo imóvel, repense a sua compra.

Adquirir um imóvel sem ter condições de o pagar não é uma decisão inteligente. Isto pode desestabilizar a sua situação financeira.

5 – Realize simulações antes de pedir o empréstimo habitação

Realizar uma simulação de financiamento é uma forma conveniente de entender o montante da prestação que se enquadra no seu orçamento.

Sendo assim, as instituições financeiras oferecem a opção de simulação online, sem qualquer compromisso.

Aproveite o simulador, pois este permite-lhe saber o valor do subsídio disponível para a compra.

Saber isso antes da aquisição do montantes será fundamental antes de dar o passo seguinte e concretizar o seu sonho.

Com as informações do valor da entrada e das prestações, estará apto a escolher o financiamento mais adequado ao seu perfil.

6 – Poupe para dar uma boa entrada no financiamento

Esta é uma dica muito valiosa para quem está prestes a solicitar o crédito habitação.

Economizar para conseguir dar uma boa entrada pode ajudar a reduzir o valor total do empréstimo e, possivelmente, obter melhores condições.

Quanto maior a entrada, menor será o valor do empréstimo necessário. O ideal é ter, pelo menos, 20% do valor total do imóvel para dar de entrada.

Sendo assim, faça um plano de poupança e esforce-se para gastar o menos possível antes de solicitar o empréstimo.

7 – Tenha tudo em dia com as instituições financeiras

Uma pessoa com restrições financeiras evidencia claramente que a sua situação financeira não está bem. E isso representa um problema para aqueles que desejam assumir um compromisso de pagamento.

Por isso, se se encontra nesta situação, a melhor abordagem será regularizar o seu nome junto do Banco de Portugal antes de solicitar o empréstimo habitação.

Alcançar esse objetivo implica colocar em dia os débitos em atraso.

Dependendo do tempo de atraso, os pagamentos pendentes podem ser negociados com empresas especializadas. Assim, é importante identificar o contacto para iniciar esse processo.

8 – Recorra à ajuda de um profissional antes de solicitar o empréstimo habitação

É possível que realize todo o planeamento por conta própria. Porém, podem existir imprevistos e situações que exijam algum conhecimento técnico para serem solucionadas.

Nestes casos, é prudente contar com o apoio de um profissional. A ajuda de um consultor de imóveis pode ser uma mais-valia, até mesmo para solucionar questões relacionadas com o financiamento.

É importante que procure uma consultoria de confiança!

Esclareça com o profissional todas as dúvidas relacionadas com a compra. E identifique os possíveis problemas com a documentação, pagamento, escrituras, entre outros.

Ao seguir estas precauções, estará, certamente, um passo à frente do sucesso para conseguir o seu empréstimo habitação, e assim conquistar a casa com que sempre sonhou!