Na hora de comprar casa, negociar diretamente com o proprietário pode parecer uma tarefa fácil. Mas não se engane. Contar com um mediador imobiliário durante o processo é fundamental para o sucesso do negócio.
Isto porque o assunto é bastante mais complexo do que parece ser. Os contratos imobiliários estão repletos de detalhes, que requerem habilidades profissionais para interpretá-los corretamente.
Dessa forma, terá mais segurança na hora de realizar o sonho de ter a sua casa própria. Afinal, ninguém quer ser apanhado de surpresa por não compreender determinada cláusula contratual, concorda?
Está prestes a iniciar o processo de aquisição do seu futuro imóvel? Então este artigo é para si!
Continue a acompanhar e descubra a importância de contar com este profissional durante todo o processo de compra da casa.
O papel do mediador imobiliário vai muito além do que simplesmente visitar os imóveis
Se acha que a função deste profissional se limita a apenas apresentar as casas aos interessados, está muito enganado.
Afinal, o mesmo possui diversas outras funções que são imprescindíveis para toda a negociação.
Assim, além de responder a todas as dúvidas, o mediador imobiliário será o responsável para que o processo seja concluído da forma mais segura e satisfatória.
A pensar nisso, reunimos algumas das principais funções deste profissional no mercado imobiliário. Fique a par!
Intermediação
O consultor irá atuar como a via de intermediação entre o interessado e o proprietário do imóvel.
Assim, ele permitirá que ambos os lados consigam chegar a um acordo de maneira mais objetiva e eficiente. Com isso, não perderá tempo com negociações que se arrastam e pouco se resolvem.
Vale a pena lembrar que todas as informações, seja do cliente ou do proprietário, são comunicadas por este profissional.
Tem a importante função de avaliar e informar
Outra importante função que o mediador imobiliário cumpre é a avaliação e a informação a respeito dos imóveis que estejam sob a sua responsabilidade.
Sendo assim, o profissional deve estar apto a responder sobre quaisquer dúvidas que o cliente venha a ter a respeito de determinada casa. Além disso, é de suma importância que apresente ao cliente os aspetos mais interessantes da propriedade em questão.
Logo, este profissional garantirá a integridade da consultoria prestada, bem como de toda a negociação.
Dessa forma, cabe ao mesmo deixar o cliente ciente de todas as informações mais relevantes do imóvel.
Estes parâmetros são fatores decisivos na hora do interessado optar pela compra. Por isso, devem ser muito bem trabalhados.
O mediador imobiliário é responsável por toda a documentação
Este é um dos papéis mais importantes que o consultor deve prestar. Afinal, a documentação engloba os mais diversos aspetos da propriedade.
Portanto, esta organização documental trará mais segurança a todos os envolvidos na transação.
Sabemos que a aquisição de um imóvel contempla a apresentação de diversos documentos, sendo um processo bastante burocrático.
Por isso, este profissional irá auxiliar no passo a passo de toda a documentação, para que tudo seja feito de forma legal perante a lei. Fica sob a sua responsabilidade apresentar todos os critérios da negociação, bem como as obrigações a serem cumpridas por ambos os lados. Por fim, podemos observar que o consultor imobiliário é uma peça fundamental durante a negociação do imóvel. A cada dia que passa este profissional mostra-se ainda mais necessário, pois dá-lhe um importante suporte, para que consiga concretizar o seu sonho.