Já se deparou, certamente, com algum anúncio em que o imóvel disponível é descrito como sendo de luxo. Mas, sabe o que significa, de facto, uma casa desta categoria?
O mercado de luxo é baseado, genericamente, em dois pilares: experiência e personalização.
Quem procura um imóvel de luxo prioriza a qualidade de vida, bem-estar e segurança. Contudo, não é apenas isto o que define uma casa de luxo.
Continue a leitura para compreender melhor todas estas questões e fique a saber como pode identificar estes imóveis.
Casas de luxo: Tudo o que precisa de saber
Antes de prosseguirmos com o artigo, é preciso esclarecer um conceito importante: A diferença entre casa de luxo e casa de padrão elevado.
Embora possam parecer semelhantes, existem algumas diferenças. Assim, saber quais são é fundamental para que saiba o que procurar.
O que caracteriza uma casa de luxo é a capacidade de oferecer uma experiência única para o utilizador. Ou seja, é toda a propriedade que, além de exclusiva, tem como objetivo proporcionar conforto e bem-estar aos moradores, através da implementação de tecnologias, sofisticação e objetos de alta qualidade.
Por outro lado, as casas de padrão elevado são aquelas cujo conceito está ligado à qualidade dos materiais utilizados. Este aspeto aplica-se tanto na construção, quanto na decoração (interna e externa).
Neste caso, ao visitar um imóvel de padrão elevado, percebe-se que tudo foi pensado de forma linear. Isto acontece de modo a que todos os ambientes e objetos estejam conectados entre si, proporcionando o máximo de conforto.
Uma das características que mais pesa na hora de diferenciar estes dois tipos de imóveis, é a localização.
Um imóvel de alto padrão tem uma localização privilegiada, enquanto nas casas de luxo, este fator não é um diferencial. É claro que, que caso seja um dos requisitos, o comprador acabará por procurar uma boa localização. Mas isso não está ligado diretamente à definição das casas de luxo.
Posto isto, a comparação entre estes dois tipos de imóveis está ligada exclusivamente às propostas de cada um. Assim como, claro, ao público-alvo desejado.
Agora que já sabe a diferença entre estes dois conceitos, vamos conhecer as principais características de uma casa de luxo.
Tecnologia
Como referido anteriormente, uma casa de luxo tem como foco proporcionar a melhor experiência ao morador. Por isso, o uso de recursos tecnológicos está muito presente nestas casas.
Um exemplo disto é a implementação de soluções tecnológicas, para criar ambientes inteligentes e com o máximo de conforto.
A automatização da casa com sistemas de alarme modernos, abertura e fecho de portas e janelas, câmeras de segurança, fechaduras eletrónicas, elevadores, pisos aquecidos, luzes reguladas, sistema de aquecimento e refrigeração, são apenas alguns exemplos de equipamentos modernos que facilitam a vida quotidiana.
Acabamento
Todos os elementos que compõem uma casa de luxo são refinados e de alta qualidade. E isto inclui os materiais utilizados na construção e na finalização do imóvel.
Acabamentos que utilizem mármore, granito, porcelanatos, aço e madeiras nobres são exemplos de materiais que permitem qualidade, beleza e durabilidade.
Além disso, os detalhes do imóvel, como torneiras e maçanetas, também são pensados com o objetivo de proporcionar a melhor experiência.
Área de lazer
Numa casa de luxo não faltam objetos que oferecem qualidade de vida e bem-estar. A área de lazer desses espaços é outro requisito que revela muito bem quando uma habitação é de luxo.
Se antes uma área de lazer atrativa era composta por piscinas, sala fitness e espaços para praticar desporto, hoje em dia não é assim. Isto porque, no imóvel de luxo atual, o conceito vai muito mais além.
É possível encontrar nestes espaços serviços como SPA, salão de beleza, cinema e até piscinas dos mais variados tipos. Quanto às zonas fitness, encontramos ginásios com diferentes equipamentos, personal trainer particular, entre outras regalias.
Não é por acaso que alguns condomínios de luxo foram mais além e investiram noutros elementos. Existem empreendimentos que dispõem até uma marina para os moradores guardarem as suas embarcações.
Outros exemplos ousados são supermercados exclusivos, serviços de limpeza e manutenção, entre outros.
Arquitetura
Os projetos de construção das casas de luxo são sofisticados e personalizados. Muitos refletem tendências e diferentes estilos de vida, contribuindo para o aparecimento de novas ideias e técnicas.
Além disso, contrariamente a outros imóveis, o projeto das casas de luxo geralmente é assinado por profissionais de excelência. Além de utilizarem materiais da mais elevada qualidade na sua construção.
Nesta categoria, a arquitetura é o que confere a sofisticação ao imóvel. E cada detalhe contribui para que ele seja exclusivo e forneça um certo estatuto ao morador.
Valorização
Todos os pontos citados fazem com que o imóvel seja único. Por sua vez, isto resulta no desenvolvimento de um empreendimento com uma forte tendência de valorização no mercado.
Sem falar que, atualmente, a garantia de segurança e exclusividade são características que transformam estes empreendimentos em ofertas imperdíveis.
Ao mesmo tempo, fazem deste tipo de imóvel uma das formas mais seguras de investimento. Assim, poderá garantir altos lucros e uma proposta de venda ou arrendamento favorável.
Afinal, quando se trata de morar bem e com qualidade, uma casa de luxo é a escolha mais acertada.