As mini casas também são conhecidas como Tiny House, estas habitações possuem entre 30 a 50m² e surgiram como uma alternativa de residências a baixo custo.
Atualmente, já são usadas com outros propósitos, como: estúdios de arte ou música, escritórios, casas para férias… as possibilidades são infinitas!
Se nunca ouviu falar deste conceito, ou se já o conhece e deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre o mesmo, então este artigo é ideal para si. Continue a leitura!
Mini Casas: Fique a par desta tendência
Estas habitações popularizaram-se nos Estados Unidos, durante a primeira década dos anos 2000. Surgiram no seguimento da crise financeira ocorrida em 2008 e, nos últimos anos, a tendência chegou aos países da Europa.
Baseiam-se no estilo de vida minimalista, onde se procura ter apenas o necessário e sem excessos. Ao mesmo tempo, têm em consideração os impactos no meio ambiente e a sustentabilidade. Neste sentido, este tipo de construção torna-se favorito por uma série de questões:
- Baixo custo de produção
- Pouca ou nenhuma utilização dos recursos naturais, como a água
- São mais acessíveis
- Obra limpa, gerando pouco entulho
- E, além disso, ganham também pelo tempo de conclusão, visto que alguns projetos podem ser finalizados em quatro dias!
Como são construídas?
Existem alguns modelos de Mini Casas que utilizam estruturas já prontas, como as casas modulares, containers e trailers (as famosas “casas sobre rodas”).
No entanto, a maioria dos modelos desses imóveis são construídos com a utilização de Steel Frame ou Wood Frame. Inclusive, priorizam aspectos como: conceito aberto; utilização de pé direito alto; janelas, vidros e espelhos. O objetivo é aproveitar ao máximo a iluminação natural e proporcionar um melhor aproveitamento do espaço.
Assim, o minimalismo está presente também na decoração e nos utensílios da casa. Ou seja, é representado no estilo de vida dos moradores que precisam de escolher, com consciência, todos os seus pertences. Isto para que “caibam” dentro dos armários da Mini Casa.
Além disso, a sustentabilidade e a alta funcionalidade do imóvel dão-se através da utilização de placas solares para energia natural, descargas secas e muito mais!
Conheça os cinco modelos mais populares deste tipo de construção
1 – Com mezaninos
Quando se utiliza o recurso do pé direito alto, permite a construção de mezaninos. Estes podem servir como vários tipos de divisões, como quarto, sala, escritório ou até mesmo um espaço de lazer para a família.
2 – Modelo Chalé
Seja para uma casa de férias nas montanhas, ou mesmo para experenciar autenticidade nos centros urbanos, este é um dos modelos preferidos dos clientes que desejam um espaço de elegância na sua vida.
3 – De Madeira
Além de adicionar toques rústicos com beleza, é a melhor opção para locais com invernos intensos, visto que a madeira é um excelente isolador térmico.
Outro ponto bastante importante a ser mencionado, é que mesmo com estruturas reduzidas, é muito possível criar um bom sistema de aquecimento nessas construções. Portanto, estará sempre protegido.
4 – Com dois quartos
Sim, é possível ter espaço para dois quartos nas Mini Casas! É tudo uma questão de arquitetura e de aproveitamento dos ambientes.
5 – De luxo
Para os que possuem a possibilidade de investir, existem algumas amostras que são verdadeiras obras de arte. Utilizam-se madeiras em diversas tonalidades, lustres, móveis coloridos e, claro, uma decoração maravilhosa.
Como frisamos no início deste artigo, as possibilidades são infinitas! Quem diria que seria possível viver com tanto conforto e beleza em espaços tão pequenos, verdade?