Quais os principais aspetos para fazer uma boa gestão da equipa

Quais os principais aspetos para fazer uma boa gestão da equipa?

Reconhecemos que ter um negócio não é algo fácil e simples. E fazer a gestão da equipa de forma eficiente pode revelar-se um verdadeiro desafio.

Mas este é, sem dúvida, um aspeto que merece total atenção dos gestores. Afinal de contas, por trás de uma empresa bem-sucedida existe uma equipa capacitada para conduzi-la ao sucesso.

Isto porque são as pessoas que fazem as empresas serem o que elas são. Por isso, as pessoas são o bem mais valioso de um negócio. O ativo mais importante e valorizado que se pode ter.

Tem dificuldades em gerir a sua equipa? Não se preocupe. Neste artigo explicamos-lhe quais são os principais fatores que deve avaliar para fazer uma gestão eficiente.

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Gestão da equipa: A eficiência para unir expectativas e objetivos

Uma boa equipa faz-se com uma grande liderança e uma cultura empresarial. Contudo, é preciso ter atenção a diversos detalhes. Até mesmo àqueles que antecedem a contratação do profissional ideal para o cargo.

Sendo assim, é importante conhecer cada colaborador. Conhecer as suas motivações, os seus medos e os seus objetivos. Dessa forma, é possível criar empatia e estreitar a relação.

A verdade é que, quando nos preocupamos e cuidamos das pessoas que contribuem para o desenvolvimento do nosso negócio, estas sentem-se mais confiantes e realizadas ao desempenharem as suas funções.

Por isso, focar-se mais nos clientes do que nos colaboradores pode ser uma má ideia a longo prazo. Isto porque aos poucos irá criando um ressentimento geral, afetando a produtividade de todos.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Reviews, as empresas que apresentaram pontuações baixas de motivação pessoal tiveram como resultado 18% de menor produtividade.

Além disso, apresentaram 16% de queda nos seus lucros, 37% a menos de crescimento de empregos e 65% menor preço das suas ações no mercado ao longo do tempo.

Por estes números, podemos ver o quão importante é dedicar-se à gestão da equipa e ao investimento em formas eficientes de valorizar os colaboradores. Todos eles precisam de se sentir parte importante do negócio, não apenas da cadeia produtiva.

Pode parecer clichet, mas a união faz a força!

A proximidade entre os lideres e a equipa é um aspeto essencial para o bom funcionamento de um negócio.

Por isso, promover atividades proporcionará a partilha de experiências importantes para todos. Essas atividades podem ter tanto caráter profissional, como lúdico.

O intuito principal é aproximar este grupo de pessoas em prol de um mesmo objetivo.

As pessoas não precisam de ser melhores amigas umas das outras. Mas é importante que cultivem no âmbito profissional uma relação amistosa, de modo a não prejudicarem o desempenho da equipa.

Além disso, outros fatores como a análise de resultados e o reconhecimento e agradecimento, são ações de extrema importância para avaliar o desempenho de todos e gerir os colaboradores de forma eficiente.

Afinal, colocarmo-nos na pele do outro ajuda a construir confiança, empatia e lealdade.

Por fim, um bom líder é aquele que consegue motivar e fazer a gestão da equipa de modo a que estes consigam produzir os melhores resultados, com o mínimo de esforço.