Sabia que a decoração ao estilo provençal pode levar o charme campestre para os seus projetos de construção e remodelação? É isso mesmo!
Isto porque este estilo é composto por um mix de elementos sofisticados, rústicos e até românticos.
Todos eles estão presentes, trazendo muito charme para a decoração provençal.
Desta forma, trará ainda mais o “sabor” do campo para dentro da sua casa.
Tem o desejo de resgatar os ambientes bucólicos, perdidos no meio da rotina moderna? Então deve definitivamente acompanhar o nosso post.
Se tem essa intenção, então, continue a leitura do nosso artigo e descubra tudo o que precisa sobre este estilo encantador e arrojado.
Estilo provençal: Saiba como surgiu no mundo da decoração
Para começar, o nome “provençal” deriva do francês Provence. Refere-se, assim, à antiga região de Provença, localizada no Sul de França.
Esta região é muito conhecida pelos seus deslumbrantes campos de lavanda, que são banhados pelo Mar Mediterrâneo.
A França sempre foi uma referência no mundo, quando o tema é a decoração. Nomeadamente desde os tempos do estilo “Rococó”, o preferido da realeza.
Encantados com esta inspiração, os camponeses do sul da França começaram a investir no seu próprio estilo de decoração.
Desta forma, com muita criatividade, começaram a construir os seus próprios móveis, inspirados nos da realeza.
Assim, nasceu o estilo provençal, enaltecendo todas as características provenientes daquela região.
No início, era utilizado apenas pelos moradores locais da região de Provença.
Contudo, durante as décadas de 1940 e 1950, o estilo tornou-se mais presente por toda a França. E acabou por ser procurado e utilizado noutros países da Europa.
Atualmente, este belo estilo de decoração está presente em várias partes do mundo.
Quais são as principais e mais destacáveis características da decoração provençal?
Como já vimos, o estilo provençal é um tipo de decoração campestre, oriundo do sul de França.
Tem como base o aspeto rústico, sem se esquecer do conforto. Além disso, traz muito romantismo e delicadeza, que estão presentes em diferentes padrões.
As principais características deste estilo podem ser encontradas nos seguintes elementos:
Cores – a decoração provençal baseia-se muito nas cores claras e nos tons pastel. Estas tonalidades estão presentes nos móveis, nas paredes e em todos os detalhes decorativos da casa.
Móveis – de um modo geral, os móveis deste tipo de decoração são de madeira e apresentam um aspeto desgastado. É comum que haja detalhes florais, inspirado pelos campos onde o estilo nasceu.
Flores do campo e padrões florais – as flores são uma parte intrínseca da vida na Provença. Principalmente a lavanda. Portanto, este elemento está altamente representado nos projetos, estando presente em padrões ou nos vasos que enfeitam os espaços.
Candeeiros – este é outro item que faz parte da sofisticação da decoração provençal. Estes elementos costumam ser grandes e bem ornamentados. São, na sua maioria, transparentes, translúcidos ou possuem elementos de cristal.
Portanto, todas estas características fazem do estilo uma arte única.
E, mesmo passado tantos anos continua em voga, estando presente em diversos projetos arquitetónicos, devido à sua relevância.
Por fim, o estilo provençal é muito versátil, permitindo criações incríveis. Inspire-se no nosso artigo e faça do seu espaço um lugar com muita personalidade e charme, resgatando a pureza do campo.