A sustentabilidade deve estar cada vez mais presente no nosso dia a dia. Por isso, é importante adaptar o seu imóvel a este estilo de vida mais amigo do ambiente.
Se ainda acredita que para ter uma casa sustentável é preciso investir muito dinheiro em novas tecnologias ou materiais ecológicos, está enganado.
Na verdade, é uma tarefa muito mais fácil do que parece e está ao alcance de qualquer um. Pode ser feita através de atitudes simples, como reciclar.
Se quer tornar a sua casa amiga do ambiente, mas não sabe como fazê-lo conheça as nossas dicas valiosas! Continue a ler.
O que é a sustentabilidade?
A sustentabilidade é um conceito amplo que se refere à capacidade de satisfazer as necessidades presentes. Isto sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades.
Ou seja, é um princípio que procura equilibrar o uso dos recursos naturais.
Além disso, o conceito tem como objetivo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento económico e social.
Sendo assim, esta é uma forma de garantir um futuro viável para o planeta e para as próximas gerações.
E, para promovê-la, muitas organizações, governos e indivíduos adotam medidas como:
- Adoção de práticas agrícolas sustentáveis;
- Uso eficiente de energia;
- Reciclagem;
- Conservação da biodiversidade;
- Promoção de fontes de energia renovável;
- Educação ambiental;
- Responsabilidade social corporativa.
O objetivo final é encontrar um equilíbrio entre as necessidades humanas e a proteção do meio ambiente.
Além disso, esta visa a promoção do desenvolvimento económico, de forma a assegurar um futuro saudável, justo e próspero para todos.
Isso, claro, sem esgotar os recursos naturais do planeta.
Já a sustentabilidade ligada a materiais ecológicos prende-se com outras questões. Refere-se à prática de escolher e utilizar materiais de construção, produtos ou objetos que têm um impacto ambiental mais reduzido, em comparação com alternativas convencionais.
E isso envolve a consideração cuidadosa dos materiais usados em projetos de construção.
Dessa forma, o seu objetivo é:
– reduzir o consumo de recursos naturais;
– minimizar a produção de resíduos;
– reduzir a poluição;
– promover práticas mais amigáveis para o meio ambiente.
Sustentabilidade: Torne a sua casa amiga do ambiente com 6 dicas simples
O consumo consciente está também relacionado com o compromisso das pessoas com a adoção de uma política sustentável, tanto financeira como para o meio ambiente.
Por isso, além de mudar certos comportamentos, deve procurar alternativas mais económicas com o intuito de reduzir o consumo de recursos não renováveis.
Conheça agora 6 dicas que vão ajudá-lo nesse sentido!
1 – Redução do consumo de água e energia elétrica
Esta é uma meta muito simples, mas ao mesmo tempo muito importante no que toca ao crescimento sustentável.
A redução do consumo, além de contribuir para poupar nas faturas, é uma forma simples de colaborar para a preservação do meio ambiente. É um comportamento simples que evita o desperdício de recursos.
Algumas atitudes simples para este fim são:
- Apagar as luzes ao sair de cada divisão;
- Aproveitar a iluminação natural ao deixar janelas abertas;
- Fechar a torneira enquanto lava os dentes.
2 – Utilize lâmpadas LED
As lâmpadas LED são as mais indicadas para poupar energia. Isto porque têm um alto poder de iluminação e consomem apenas 7W de potência. Já as lâmpadas incandescentes consomem 60W e as fluorescentes 15W.
Apesar do preço ser um pouco mais elevado, vale a pena o investimento. Para além de consumir menos, a durabilidade é muito maior e contribui para o ambiente.
3 – Aproveite a energia solar
É cada vez maior o número de pessoas que decide investir na instalação de painéis solares em casa. Os painéis convertem a luz do sol em energia elétrica e podem ser utilizados para, por exemplo, aquecer a água do banho.
Se o investimento ainda for muito alto pode comprar lâmpadas solares para as áreas externas da casa. Atualmente já é possível encontrar no mercado spots que acumulam a luz solar durante o dia e iluminam jardins e corredores.
4 – Use sensores de presença
Este é outro tipo de melhoria que pode fazer em casa para garantir mais sustentabilidade.
Estes sensores fazem com que as luzes fiquem acesas apenas quando alguém estiver na divisão. Dessa forma, além de poupar na fatura, ajuda mais uma vez o ambiente.
Pode instalar sensores de presença em alguns pontos da casa como garagem, corredores e locais que exigem iluminação constante.
5 – Faça reciclagem
Esta é também uma atitude muito simples, mas importante para o meio ambiente. Muitas embalagens dos produtos que consumimos podem ser reaproveitadas e transformadas para não poluírem o meio ambiente.
6 – Tenha um bom isolamento em casa
Por fim, deve garantir um bom sistema de isolamento na sua casa. Para isso verifique a vedação de portas e janelas, instale vidros duplos e, até mesmo, os estores podem contribuir para a tarefa.
Dessa forma economiza energia, poupa recursos e dinheiro e o planeta agradece. Gostou das nossas dicas de sustentabilidade? Comece a colocá-las em prática agora e torne a sua casa amiga do meio ambiente!