Tudo o que precisa de saber sobre o crédito para construção

Tudo o que precisa de saber sobre o crédito para construção

Quando falamos em crédito habitação pensamos que se trata de um tipo de financiamento para a compra de imóveis. No entanto, saiba que, de entre os empréstimos voltados para imóveis, existe o crédito para construção.

Este tipo de financiamento possui características próprias e dirige-se a quem deseja construir ou remodelar a casa.

Por isso, o artigo de hoje é dedicado ao assunto. Continue a leitura e conheça as principais informações sobre o crédito para construção.

Crédito para construção: Saiba como funciona esta modalidade de financiamento

Construir ou remodelar uma casa, da forma que sempre sonhou, pode ser uma prioridade. Se faz parte desse público, saiba que o mercado de empréstimos possui uma modalidade específica: o crédito para construção ou crédito habitação obras.

O empréstimo para construção é destinado a quem quer construir um imóvel do zero, finalizar uma obra em andamento ou até remodelar a casa. 

Além disso, o crédito pode ser utilizado em todas as fases da obra. Para o financiamento do material de construção ou o pagamento da mão de obra, por exemplo.

Isso é justamente o que torna esse tipo de crédito vantajoso. Isto porque a acumulação de prestações com diferentes lojas e prestadores de serviço pode gerar dívidas com taxas de juros elevadas.

Mas, como uma modalidade própria de crédito habitação, ele possui as suas particularidades.

Por isso, de seguida explicamos-lhe como funciona este tipo de empréstimo.

1 – Como funciona o crédito para construção?

Quem optar pelo crédito habitação obras deve saber que o montante engloba a compra da casa e as obras a realizar na habitação em questão.

Este produto tem como garantia a hipoteca do imóvel. Geralmente, as taxas de juro são mais baixas e os prazos de reembolso mais alargados.

A avaliação do imóvel dá-se levando em consideração a obra já concluída, sendo aplicada uma percentagem de depreciação, tendo em conta o estado atual.

Ou seja, quando se inicia uma obra de remodelação, o perito estima o valor atual e o valor final. Por essa razão, é necessário que tenha o projeto ou orçamento da obra para apresentar.

Para melhor compreender, imagine o seguinte: o imóvel que vai sofrer alterações é avaliado em 200 mil euros. Após a avaliação do perito, estima-se que será valorizado em 50 mil euros depois das obras.

Neste exemplo prático, o financiamento obtido é de 90%.

Pois bem, num primeiro momento o banco irá disponibilizar até 90%, referente aos 200 mil euros para a compra do imóvel.

Posteriormente, serão então disponibilizados, em etapas ou por tranches, os outros 90%, referentes aos 50 mil euros de valorização da casa.

Essas etapas são definidas de acordo com vistorias realizadas durante o andamento das obras.

2 – Vantagens do crédito para construção

Os benefícios de se contratar um crédito habitação obras encontram-se, basicamente, na maior flexibilidade para o pagamento. Isto porque os prazos de reembolso são mais longos, bem como as taxas de juros, que costumam ser menores.

Isto permite que o orçamento familiar não seja tão comprometido com prestações mais altas, como é o caso do crédito habitação para aquisição de imóveis.

Além disso, quem optar pelo crédito somente para a realização de obras, sem aquisição do imóvel, tem a vantagem de não necessitar de abrir uma conta no banco que disponibilizará o empréstimo. Por isso, acaba por ser menos burocrático.

Deixar a nossa casa da forma que sempre sonhámos não tem preço. Certamente é uma realização muito satisfatória e o crédito para construção pode ser uma ótima solução para concretizar esse projeto.

Faça simulações entre as diversas entidades bancárias que atuam em Portugal e encontre as melhores condições para si.