5 dicas para arrasar na decoração

É daquelas pessoas que passa horas na internet a explorar dicas de decoração?

Desejava que a sua casa fosse idêntica a certos projetos de home decor?

Hoje em dia, transformar um ambiente é bastante mais acessível do que antigamente. Ainda assim, muitos têm receio de se aventurar no universo do design e da decoração. De facto, sem planeamento ou conhecimento de alguns truques, o resultado pode ser verdadeiramente desastroso.

Por isso, no artigo de hoje, trazemos 5 dicas práticas de home decor que todos devem conhecer. E, principalmente, colocar em prática!

Decoração: Saiba como transformar a sua casa com orientações simples

Antes de mais, é importante esclarecer que uma boa decoração vai muito além da beleza. Claro que os móveis e as peças com design de referência têm o seu valor. No entanto, nada disso é importante se o ambiente não for funcional.

Ao pensar na organização do ambiente deve sempre considerar a estética, o conforto, a funcionalidade, e claro, o bem-estar.

Dito isto, vamos conhecer as 5 dicas que o vão ajudar a transformar os ambientes da sua casa!

1 – Atenção às dimensões

Encontrou um sofá incrível e pensou em comprá-lo de imediato? Calma! É preciso, primeiro, certificar-se de algo fundamental: o espaço e as dimensões.

Tire as medidas da divisão e analise onde se encontram os pontos elétricos onde vai poder conectar os equipamentos. Tudo isto vai ajudar orientar o layout e a disposição dos móveis.

É muito importante ter atenção ao espaço disponível e às medidas do mobiliário e objetos decorativos. Só assim é capaz de garantir o equilíbrio e a circulação.

2 – Invista num bom projeto de iluminação

Na decoração, a iluminação pode fazer toda a diferença. Por isso, invista num projeto personalizado, criando diferentes tipos de iluminação de acordo com o ambiente.

Geralmente, os quartos e a sala pedem uma iluminação mais intimista e acolhedora. Já a cozinha deve ser bem iluminada para a confeção de refeições.

3 – Use as cores a seu favor

A escolha das cores costuma ser uma das etapas mais temidas daqueles que não percebem muito de decoração. De facto, é preciso atenção na escolha das cores, porque estas afetarem não só a iluminação, mas também o nosso estado emocional.

Por exemplo, as cores mais frias criam uma atmosfera relaxante e refrescante. Já os tons quentes tornam o ambiente acolhedor e aconchegante. Perceber como funcionam as cores, ajuda a alcançar o efeito pretendido para cada divisão.

Lembre-se que o equilíbrio é a palavra-chave e que pode utilizar tons claros ou escuros. Tenha apenas atenção para garantir que o ambiente não fique muito árido ou visualmente pesado.

4 – Crie espaços personalizados

A decoração da casa, deve ter a identidade e personalidade dos seus moradores. A ideia é que cada divisão reflita os seus gostos e hábitos. Isto significa que não é necessário escolher uma cor ou um estilo só porque estão na moda. Não há regras!

Escolha aquilo que lhe agrada, tendo cuidado para respeitar sempre os princípios da harmonia e equilíbrio, criando um ambiente acolhedor.

5 – Aposte em pequenas mudanças

Não precisa de uma grande remodelação para transformar um ambiente. Basta mudar pequenos detalhes para conseguir um grande impacto e a sensação de renovação! Tudo isto com uma vantagem! O processo é muito menos dispendioso.

Por exemplo, um pouco de tinta ou papel de parede é o suficiente para dar uma nova vida às paredes. Também lhes pode dar um toque de criatividade e personalidade, através de quadros, espelhos e até objetos pessoais. Com cortinas, tapetes e almofadas consegue deixar uma sala como nova. Sem precisar de gastar fortunas.

As plantas também são excelentes elementos decorativos e ainda proporcionam um contacto mais próximo com a natureza.

Como vê, não é assim tão difícil mudar a decoração da sua casa. Basta deixar a imaginação e a criatividade trabalharem e, claro, inspirar-se nas nossas dicas!