Já ouviu falar em casas penhoradas? A penhora de um imóvel ocorre quando existe o incumprimento do pagamento do crédito habitação.
Nestes casos, o banco instaura uma ação para penhorar o imóvel e, consequentemente vende-o, para assim ter a dívida do crédito saldada.
Quem opta por comprar estas casas pode beneficiar de inúmeras vantagens.
Vamos explicar melhor estas mais-valias ao longo deste artigo. Continue a leitura!
Casas penhoradas: Porque podem ser um bom negócio
Vamos explicar, de forma simples, como funciona o processo de penhora da casa.
Ao contratar um crédito habitação, a propriedade do imóvel é transferida para o comprador. Isto acontece, mesmo que a dívida ainda não tenha sido totalmente paga.
Os bancos, como garantia para a contratação do empréstimo, têm a hipoteca sobre o imóvel adquirido.
Esta hipoteca permite ao credor Banco, em caso de incumprimento por parte do devedor, executar e penhorar o imóvel, para saldar a dívida.
Porém, se a penhora do imóvel por parte do Banco não permitir obter a totalidade do montante do crédito em dívida, o devedor vai continuar em falta.
Dito isto, as casas penhoradas costumam ser negociadas em leilões ou podem, também, ser diretamente vendidas pela banca.
De seguida, explicamos porque estes imóveis podem ser um excelente negócio.
1 – Spreads reduzidos
O spread consiste numa taxa de juro cobrada pelo banco, e que na prática reflete a sua margem de lucro.
Desta forma, quanto mais baixa for essa taxa, melhor para o comprador.
Ao optar pela compra de imóveis da banca, conseguem-se spreads mais baixos, e consequentemente as prestações também serão mais reduzidas.
2 – Redução de custos e encargos
Sabemos que na contratação de um crédito habitação, para além da prestação do empréstimo, há uma série de encargos e custos inerentes.
No caso das casas penhoradas, muitos destes encargos poderão ser minimizados, como por exemplo, o custo com a avaliação bancária. Nesta situação, o valor não tem de ser pago, pois já está assegurado pelo banco que está a vender o imóvel.
3 – Prazos alargados e períodos de carência
Outra grande vantagem é a possibilidade de estender ainda mais o prazo do pagamento do crédito habitação, que geralmente tem o limite de 30 anos.
No caso de imóveis penhorados, este prazo pode chegar a até 45 ou mesmo 50 anos. Claro, respeitando o limite de idade dos titulares no final do contrato.
O período de carência de um empréstimo consiste no prazo entre o início de um crédito e o início da amortização do capital do empréstimo. Durante o qual o titular paga somente os juros relativos ao valor da dívida.
Durante este período de carência, portanto, a prestação a pagar é menor. Isto permite que o consumidor tenha mais tempo para se organizar financeiramente até o início do pagamento das prestações.
4 – Financiamento a 100%
O que parece ser um mito para quem pretende contratar um crédito habitação, torna-se realidade no caso de compras de imóveis da banca. Neste contexto, o financiamento é a 100%.
Normalmente, os bancos emprestam cerca de 80% a 90% do valor do imóvel. Contudo, os imóveis pertencentes aos próprios bancos podem contar com 100% de financiamento.
É possível encontrar casas penhoradas diretamente nos bancos ou em agências imobiliárias.
Se estiver disposto a flexibilizar alguns requisitos na escolha do seu futuro imóvel, certamente vale a pena pesquisar as casas da banca.
Já conhecia estas informações sobre as casas penhoradas?
Se ficou interessado, pode contactar um dos nossos consultores na agência REMAX mais próxima de si!