4 motivos para comprar imóveis da banca

4 motivos para comprar imóveis da banca

Está à procura da sua casa de sonho? Alguma vez ponderou adquirir imóveis da banca?

Saiba que os imóveis da banca tem para venda, embora muitas vezes por razões um tanto desagradáveis e injustas, também são ótimas oportunidades para quem quer comprar a sua nova casa.

Contudo, muitas famílias têm “o pé atrás” relativamente aos mesmos. Para que saiba tudo sobre esses imóveis, apresentamos-lhe as suas vantagens e os seus segredos.

Conheça de seguida algumas razões para comprá-los.

Imóveis da banca: O que são afinal?

Um imóvel da banca é uma propriedade que provém da falta de pagamento de um empréstimo do proprietário ao banco.

É importante frisar que não precisa necessariamente de ser uma casa. Isso porque também existem terrenos, escritórios, prédios industriais…  

Assim, será uma boa opção adquirir um imóvel que foi confiscado aos anteriores proprietários? Não será um risco?

Talvez, à primeira vista, estes imóveis pareçam diferentes, porque conhece ou imagina a situação por detrás da sua venda.

No entanto, se estiver a pensar em comprar um imóvel, é uma boa opção procurar por imóveis da banca.

Se estiver numa área com muita procura e com alta concentração de propriedades, é mais provável que os preços das casas sejam afetados pela inflação. E, é por isso que optar por um imóvel do próprio banco é uma excelente opção. Além disso, o mesmo é geralmente mais barato.

Além disso, os imóveis da banca têm outras vantagens que os tornam atraentes para os compradores.

Razões para comprar um imóvel da banca

Existem várias razões para ponderar a aquisição de um imóvel que pertence a um banco. E, apresentamos-lhe as 4 principais de seguida.

1 – Preço

Embora, ao longo dos anos, o preço esteja a tornar-se semelhante aos preços dos apartamentos comercializados pelos agentes imobiliários, é verdade que em muitas ocasiões geralmente estão bem abaixo do valor de mercado.

As entidades financeiras, que não têm como principal negócio a venda de imóveis, desejam dar uma saída rápida aos mesmos. Por isso apresentam ofertas no mercado com preços atraentes em relação aos valores dos restantes imóveis.

Da mesma forma, estes imóveis têm diretrizes do Banco Central Europeu. E, esta entidade incentiva e obriga os bancos a libertarem-se deste tipo de ativo imobiliário com preços abaixo do mercado.

2 – Financiamento

Os imóveis da banca costumam ter boas condições de financiamento. Isso porque estes bancos têm acordos com entidades financeiras que podem emprestar até 100% do valor de compra da casa.

Deve-se dizer que são os únicos tipos de imóveis que podem garantir financiamento completo. Uma vez que os apartamentos privados ou imobiliários estão limitados a 80 a 90% do valor da venda.

Neste tipo de imóvel, os prazos de pagamento do crédito habitação podem ser estendidos por até 40 anos. Assim, esta opção permite que os compradores tenham uma prestação mensal mais baixa.

3 – Avaliação

Neste caso, o processo de avaliação é uma etapa que o comprador não precisa de se preocupar. Isso porque, sendo um imóvel da banca, estas entidades já estão encarregues de avaliar o imóvel.

4 – Não há comissões

Ao fazer a compra de um imóvel com estas características, nenhuma comissão deve ser paga ao banco.

Ao nível do processo de compra e venda, geralmente não há diferenças entre comprar um imóvel da banca ou comprar um imóvel a uma imobiliária ou diretamente ao proprietário.

A única diferença é que os imóveis da banca têm vantagens que os restantes imóveis não possuem.