Vender um imóvel é uma tarefa que exige muita responsabilidade e conhecimento prévio de alguns pontos que são cruciais para garantir o sucesso do negócio.
Algumas pessoas passam anos a tentar concretizar esta transação. Apesar de não ser uma tarefa simples, existem alguns fatores que facilitam este processo.
De seguida, apresentamos-lhe 5 fatores críticos de sucesso para conseguir vender um imóvel. Acompanhe!
Vender um imóvel: 5 fatores que deve considerar para ter sucesso na venda
Conforme mencionado no início do artigo, a venda de um imóvel pode ser uma missão bastante desafiante.
Contudo, estar atento a alguns fatores pode facilitar o sucesso desta transação. A partir de agora, indicamos os principais pontos que irão ajudar a concretizar esta venda de forma prática e segura.
1 – Tenha a documentação do imóvel regularizada
É muito importante que tenha toda a documentação regularizada na hora de vender um imóvel.
Afinal, ninguém se quer preocupar com burocracias e entraves, na fase do fecho do processo. Por isso, é importante garantir que documentos como a escritura da casa ou a caderneta predial estejam em dia.
Deve ter em mente que, quanto mais simples for o processo para o comprador, maiores são as suas oportunidades de concretizar a venda.
2 – Considere a possibilidade de uma pequena remodelação no imóvel
Sabemos que com o passar dos anos, algumas partes estruturais do imóvel apresentam desgastes e acabam por precisar de manutenção.
Por isso, fique atento à necessidade de eventuais remodelações, antes da venda do imóvel. Procure todos os defeitos, como rachaduras, problemas hidráulicos, falhas na pintura, e corrija-os.
Isto deve ser feito antes do início das visitas. A primeira impressão é a que fica, e a aparência do local é um dos principais aspetos que influenciam o momento da venda.
3 – Conte com a ajuda de um consultor imobiliário de confiança
Este é um importante fator, que pode fazer toda a diferença durante a negociação.
Além de todo o suporte técnico que este profissional oferece, assim certifica-se que deixa o seu imóvel nas mãos de profissionais especialistas no assunto. Estes irão orientá-lo da melhor forma e apoiá-lo na tomada de decisões, com base nas suas experiências prévias.
É uma garantia de segurança para quem está a vender o seu imóvel, mas também para os possíveis compradores.
4 – Definição do valor e forma de pagamento
O consultor imobiliário é o profissional indicado para realizar todo o processo de identificação do preço do imóvel, de forma correta.
Esta definição será feita após a avaliação da habitação, tendo em consideração outros pontos como as atuais tendências do mercado.
Tanto o valor do imóvel, como a forma de pagamento vão influenciar diretamente o tempo que a casa estará disponível. Por isso, é importante uma boa avaliação.
5 – Invista numa divulgação atrativa para a venda do seu imóvel
Deve dar uma atenção especial à publicidade, pois ela é a alma do negócio. Portanto, faça vídeos e tire fotos de qualidade, enaltecendo as características reais da habitação.
Além das plataformas próprias para a venda de imóveis, também deve considerar as redes sociais, especialmente o Instagram e o Facebook.
Pode, igualmente, fazer anúncios em grupos específicos do Facebook para divulgar tanto a pessoas próximas, quanto a potenciais compradores que estão a pesquisar online.
O importante é que consiga atrair potenciais compradores e convencê-los a fazer uma visita ao seu imóvel.
6 – Não se esqueça do home staging!
Esta é uma prática que se tem tornado cada vez mais recorrente. Consiste em preparar previamente o espaço, focando na arrumação e na organização da casa.
Isto faz com que o imóvel fique mais atrativo e valorize a sua venda.
Alguns especialistas na técnica, garantem que o home staging pode fazer com que o tempo de venda do imóvel seja cerca de 50% mais rápido. Para além da valorização resultar num aumento até 15% do valor real da casa. Nada mal, verdade?
Coloque estas dicas em prática e tenha a certeza que estará melhor preparado para cumprir o seu objetivo de vender um imóvel!