Sabia que organizar o orçamento é o primeiro passo para conquistar a tão desejada casa própria? É isso mesmo!
Este é um fator indispensável que deve considerar e avaliar, antes mesmo de escolher o imóvel ideal para si. Afinal de contas, fazer um planeamento eficiente evitará a inadimplência, além de ser apanhado de surpresa com gastos imprevistos.
Sabemos que a conquista da casa é algo que exige um grande esforço financeiro. Pois trata-se de um investimento de alto valor, que pode ser considerado para a vida toda.
Comprar casa, torna-se ao longo dos anos um objetivo de vida. Seja pela independência, seja para construir uma família. Isto porque esta aquisição representa um marco de estabilidade e responsabilidade.
Porém, como já mencionámos, este projeto requer muito planeamento e disciplina. É preciso preparar-se corretamente para conseguir gerir todos os gastos que envolvem o processo de compra de um imóvel.
A pensar nisso, partilhamos consigo o nosso artigo do dia. Vamos apresentar-lhe dicas valiosas para conseguir poupar de forma eficiente, para conquistar este sonho.
Continue a leitura e saiba tudo o que precisa!
Orçamento da casa: O planeamento financeiro é primordial para o sucesso do projeto
A compra da casa significa uma despesa significativa no orçamento da grande maioria das famílias portuguesas.
Afinal, trata-se de um projeto que envolve longos anos de economia.
Por isso, o ideal é conquistar a estabilidade financeira a fim de obter a segurança necessária para investir no imóvel.
Ainda não sabe como se pode preparar para o financiamento?
Não se preocupe, pois separamos para si o passo a passo ideal. Vai aprender a organizar-se financeiramente, com o intuito de suportar as futuras prestações da casa. Fique a par!
Defina um objetivo financeiro
Primeiramente, tenha um objetivo financeiro claro em mente. Isto será muito importante para dar o próximo passo na aquisição do imóvel.
Para isso, precisa de saber quanto vai guardar todos os meses. E é por este motivo que deve conhecer previamente o valor da casa que pretende investir.
Reduza os gastos para obter o orçamento
Um grande investimento exige uma redução de gastos. Afinal de contas, estamos a falar de investir um grande valor na compra da casa.
Sendo assim, o essencial é identificar os gastos que são supérfluos, para assim eliminá-los.
Caso ainda não seja suficiente, procure opções mais em conta para alguns serviços ou produtos que utiliza. Isso vai impactar positivamente nas suas finanças.
Analise a taxa de juros
Outro ponto fundamental a considerar é a taxa de juros referente à aquisição.
Por isso, tenha atenção aos valores na hora de fazer o pedido de financiamento. Antes de contratar o empréstimo pesquise e opte pelo crédito que ofereça as condições mais vantajosas para si.
Este ponto merece uma atenção especial, pois o valor pago no final pode ser muito mais alto do que o previsto. Assim, pode ter o orçamento comprometido na hora de pagar as prestações.
Compreenda bem o investimento
Por fim, antes de contratar um empréstimo à habitação, tenha em mente que existem outros encargos envolvidos na transação.
E, para estar a par de todas as taxas que serão cobradas, solicite ao banco um documento com todos os gastos inerentes à compra.
Gostou das nossas dicas? Então não se esqueça de colocá-las em prática, para comprar a casa com mais segurança e tranquilidade, sem prejudicar o orçamento familiar.