Para a compra da sua própria casa, pretende contratar o crédito habitação mais barato. Correto?
A grande maioria das pessoas não tem capital suficiente para pagar a pronto. Por isso, a única forma de concretizar o sonho de adquirir um imóvel é contrair um empréstimo.
Mas, a aprovação deste tipo de crédito exige uma análise minuciosa e rigorosa do histórico do consumidor. Para o banco, esta é uma garantia de que o possível cliente tem condições de pagar o empréstimo.
Se quer garantir a oferta mais vantajosa para si, saiba que deverá fazer diversas simulações e pesquisar as condições praticadas no mercado.
Contudo, muitas vezes não compreendemos o vocabulário do mundo financeiro. As modalidades de taxa de juro e o modo de funcionamento podem ser conceitos complexos de entender.
Sendo assim, para o ajudar nesta tarefa, apresentar-lhe-emos os termos fundamentais de um contrato de crédito habitação e uma breve análise dos pontos mais importantes.
Crédito habitação mais barato: Dicas e informações para encontrar a melhor oferta
Para encontrar o crédito habitação mais barato necessita de ter em conta uma série de fatores.
Assim, em termos simples, a taxa de juro está associada à compensação do banco ao ceder o crédito aos consumidores.
Ou seja, a instituição fornece o dinheiro, mas, em contrapartida, o consumidor irá restituir um valor maior ao banco.
Este acréscimo no valor é calculado tendo por base a taxa de juro. Assim, quando o crédito é contratado, estipula-se desde o início a taxa que será aplicada. Isto resulta no valor das prestações a serem pagas mensalmente.
No caso das taxas de juro do crédito habitação, existem 3 modalidades que podem ser trabalhadas no contrato. São intituladas como: a taxa de juros fixa, variável e mista.
Mas, antes de falar sobre estas taxas, saiba algumas nomenclaturas importantes para as poder compreender melhor.
- TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) – Custo total do crédito expresso em percentagem anual do montante do crédito. Inclui juros, comissões, despesas, impostos e seguros.
- EURIBOR (European Interbank Offered Rate) – Consiste numa das mais utilizadas taxas de referência do mercado financeiro integrada pela zona euro. O valor é calculado e divulgado diariamente.
- Spread – É um constituinte da taxa de juro que complementa a EURIBOR. É determinado pela instituição bancária, sendo o lucro efetivo recebido pelo crédito concedido.
Agora que já sabe os significados de spread e EURIBOR, está um passo mais próximo de encontrar o crédito habitação mais barato.
De seguida, conheça os 3 tipos de taxas de juro aplicáveis ao crédito habitação.
- Taxa de juro fixa – Como o próprio nome indica, a taxa fixa não sofre variação ao longo do contrato de crédito. Desta forma, o valor da prestação permanece o mesmo. A taxa é determinada pela própria instituição financeira, que levará em consideração o valor do financiamento, o prazo e o risco do crédito.
- Taxa de juro variável – É calculada considerando o spread e a EURIBOR, e oscila durante o prazo do contrato. Assim, o spread é fixado no início do contrato, e não sofre alteração ao longo do mesmo. Já o indexante EURIBOR sofre variações, e irá refletir-se diretamente nas prestações mensais, podendo aumentá-las ou diminuí-las, de acordo com a oscilação do mercado.
- Taxa de juro mista – É a junção das taxas fixa e variável. Ou seja, por um determinado período o contrato é regido por uma taxa de juro fixa, mantendo-se o valor das prestações. Após este período, passa a vigorar uma taxa variável com o indexante, no tempo restante para finalizar o contrato.
Conheça as vantagens de obter um crédito habitação mais barato
Este é um dos maiores desejos dos portugueses que procuram a sua casa de sonho.
Afinal de contas, adquirir um empréstimo barato, facilitará todo o processo de compra.
Sendo assim, veja algumas vantagens significativas de conseguir um financiamento mais acessível.
1 – Menores custos globais
Com uma taxa de juros mais baixa, pagará menos juros ao longo do prazo do empréstimo.
Dessa forma, reduzirá o custo total do empréstimo e pode resultar em economias consideráveis ao longo do tempo.
E, esta é a primeira grande vantagem ao conseguir a concessão de um crédito habitação mais barato.
2 – Prestações mensais mais baixas
Podemos dizer também que uma taxa de juros mais baixa significa que as suas prestações mensais também serão menores.
Com isso, poderá aliviar a sua carga financeira mensal. Isto permite que tenha mais disponibilidade de renda para outras despesas ou investimentos.
3 – Maior poder de compra com o crédito habitação mais barato
Outra grande vantagem é que, poderá ter acesso a um montante maior de empréstimo.
Ou seja, isso pode aumentar o seu poder de compra.
Assim, poderá adquirir uma propriedade de maior valor ou numa localização da sua preferência.
4 – Melhor estabilidade financeira
Com prestações mensais mais baixas, terá uma maior estabilidade financeira.
Desta forma, terá menos riscos de enfrentar dificuldades ao fazer os pagamentos. Isso proporcionar-lhe-á tranquilidade e segurança em relação às suas finanças pessoais.
5 – Possibilidade de amortização antecipada
Terá também a possibilidade de fazer amortizações antecipadas mais significativas.
Pois, ao reduzir o valor em dívida rapidamente, poderá economizar ainda mais em juros e, até mesmo, reduzir o prazo do empréstimo.
6 – Flexibilidade financeira
Por fim, ao obter prestações mais baixas, conseguirá ter uma maior flexibilidade financeira para lidar com imprevistos. Ou investir em outras áreas, como melhorias na propriedade.
Isso ajudará a melhorar a sua situação financeira geral e proporcionar uma maior liberdade para alcançar os seus objetivos.
Além disto, é importante ressaltar que para adquirir um empréstimo habitação mais barato depende de vários fatores, como: a sua situação financeira, o histórico de crédito e as condições do mercado.
Sendo assim, é recomendável que pesquise e compare diferentes opções de empréstimo. Negocie com as instituições financeiras para obter as melhores condições possíveis!
Mas afinal, como conseguir o crédito habitação mais barato?
Qual é o propósito de conhecer todos estes conceitos do universo bancário?
Estes são pontos fundamentais de qualquer contrato de crédito habitação que devem ser analisados para encontrar a melhor oferta.
Pois, a análise pode ser feita através de simuladores, que são ferramentas práticas que ajudam na fase de pesquisar por instituições e respetivas propostas.
Sendo assim, os principais elementos do crédito habitação aos quais deve estar atento são: a TAEG e o spread. Tenha especial atenção a estas taxas, pois serão cruciais no cálculo do valor da prestação.
Se achou tudo isto complexo, tem a possibilidade de contar com um Intermediário de Crédito. Pois, estes profissionais têm uma vasta experiência com este tipo de operações.
Portanto, podem orientá-lo durante todo o processo de compra do imóvel e encontrar o empréstimo habitação ideal para si.
Encontrar o crédito habitação mais barato não é uma missão impossível, siga as nossas dicas e faça simulações!