Encontrar a casa ideal é uma missão que exige paciência e muita atenção. Se está a começar o processo, saiba que provavelmente fará muitas visitas. Contudo, é preciso ter em conta alguns pontos cruciais ao avaliar imóvel.
Estar atento a estes aspetos aumentará as suas hipóteses de fazer um bom negócio. Além de reduzir a possibilidade de futuras dores de cabeça.
Quer saber quais são os pontos a considerar? Continue a ler e conheça 5 dicas interessantes que vão ajudá-lo a avaliar um imóvel.
Avaliar imóvel: Conheça 5 aspetos a considerar no momento da visita
Saber como avaliar um imóvel é essencial para evitar surpresas desagradáveis na mudança.
Já imaginou escolher a casa dos seus sonhos e, nos primeiros dias na casa nova, perceber que existem diversas reparações a fazer ou que o local não corresponde às expectativas?
Para evitar estes transtornos, o momento da visita é ideal para perceber o real estado da casa e assim tomar uma decisão consciente antes de fechar o negócio.
Neste sentido, existem 5 aspetos fundamentais que devem ser considerados ao avaliar imóvel. Conheça-os de seguida!
1 – Examine a estrutura e condição geral
Ao chegar ao imóvel, a primeira coisa que deve fazer é verificar as condições das paredes, tetos e pisos.
Nesse sentido, procure por fissuras, mofo ou sinais de infiltração.
Além disso, avalie a qualidade dos acabamentos, como pisos, azulejos e carpintaria. Observe se há sinais de desgaste ou danos.
Teste as portas e janelas para garantir que abrem e fecham corretamente. Não se esqueça também de verificar se há vedação adequada para evitar correntes de ar e infiltrações.
2 – Avaliação da rede elétrica
Uma boa rede elétrica é imprescindível. São várias as histórias de moradias e apartamentos em que o forno não funciona ou que as tomadas não suportam certos aparelhos elétricos.
Por isso, a avaliação da rede elétrica é um ponto que merece especial atenção, principalmente se o imóvel for mais antigo.
Durante a visita, verifique os interruptores e teste as lâmpadas das divisões. Uma dica bastante útil é levar um carregador de telemóvel no momento da visita e confirmar o funcionamento das tomadas.
3 – Avaliação das canalizações
O sistema de canalização é igualmente importante, e deve ser avaliado com cautela. Isto porque este sistema está ligado às tubagens do imóvel.
Se detetar humidade ou mofo nas paredes ou teto, cuidado! Pois é um indicador de que a rede hidráulica pode estar com problemas.
Durante a visita abra as torneiras e aguarde alguns minutos para verificar se existem possíveis entupimentos.
4 – Atenção às medidas
Na primeira visita, uma fita métrica e um bloco de notas são fundamentais para obter as informações necessárias para o planeamento da decoração… Ou, até mesmo, para descartar o imóvel em questão.
Se o local já tiver mobilado e decorado, cuidado com a primeira impressão, pois pode enganar.
Isto porque a mobília pode estar a esconder fissuras ou até outros problemas que apenas conseguirá detetar depois de se mudar.
Outra dica que pode ajudar a avaliar imóvel é levar um profissional de decoração ou, até mesmo, um arquiteto, para fazer uma inspeção mais profunda.
5 – Visite o imóvel em horários diferentes
Visitar o imóvel em horários diferentes é uma dica valiosa, pois assim poderá verificar a luz natural em diferentes horários do dia. Além disso pode conhecer melhor o movimento e também a segurança da zona.
Além disso, fazer mais do que uma visita permitirá avaliar o imóvel com maior tranquilidade, aumentando as hipóteses de encontrar possíveis problemas.
Tire fotografias de todos os imóveis que visitar, para poder estudá-los melhor e assim selecionar os que mais lhe agradam.
Lembre-se de fazer anotações durante a visita para ajudá-lo a lembrar dos detalhes de cada imóvel que visitar.
Além disso, é sempre recomendável contar com a orientação de um profissional, como um consultor de imóveis.
Este pode oferecer insights valiosos e ajudá-lo a fazer uma escolha bem informada.
Siga estas dicas sobre como avaliar imóvel e aumente as suas hipóteses de fazer um bom negócio!