Seja para compra ou venda, o serviço de assessoria imobiliária pode garantir maior segurança nestas importantes transações.
Afinal, este tipo de processo envolve normas específicas e processos burocráticos que fogem da rotina da maioria das pessoas.
Neste sentido, deve contar com alguém que possua um bom conhecimento técnico, bem como experiência neste tipo de negociações.
Por isso, no artigo de hoje explicamos-lhe como este serviço o pode ajudar com o seu imóvel.
Assessoria imobiliária: suporte profissional nas transações de imóveis
Muitos acreditam que uma negociação imobiliária, como a compra ou venda de um imóvel, pode ser feita por conta própria.
De facto, isto é possível. Porém, certamente durante o processo de negociação, irá lidar com muitas situações desafiantes e problemáticas.
E é exatamente aí que surge a vantagem na assessoria imobiliária. Este serviço facilita o suporte de consultores profissionais em diversos aspetos do processo, assim como em todas as burocracias.
De seguida, explicamos os principais setores de atuação dos consultores que prestam este tipo de assessoria.
1 – Documentação
A documentação, como contratos e escrituras, é certamente uma das etapas mais complexas de lidar, na compra e venda de um imóvel.
Mas, para o consultor imobiliário, tratar deste aspeto faz parte da sua rotina e competência.
Por isso, a regularização destes documentos é feita com mais agilidade, já que o profissional sabe exatamente como proceder.
2 – Apoio jurídico
O mercado imobiliário é regido por leis específicas, que muitas vezes exigem um conhecimento mais amplo desta vertente legal.
Tais normas regulamentadoras impactam diretamente na transação imobiliária. Assim, é preciso conhecê-las para saber o que está ou não dentro da lei.
Através da assessoria imobiliária, o cliente terá maior tranquilidade no decorrer da transação, pois o contrato e outros documentos estarão dentro das normas jurídicas em vigor.
3 – Avaliação do imóvel
O consultor imobiliário é um profissional com um vasto conhecimento do mercado. Isto é essencial para avaliar de maneira correta um imóvel, antes de estipular o valor e anunciar a sua venda.
Durante a avaliação são considerados diversos aspetos, como as características do imóvel, localização, variação do mercado, entre outros.
Assim, vender a casa vai garantir um retorno justo ao proprietário, sem o risco de depreciar ou sobrevalorizar o imóvel.
4 – Aproximação entre as partes
Durante uma negociação imobiliária é sempre bom poder contar com um intermediador, papel que também pode ser exercido pelo consultor.
É importante referir que um consultor experiente possui uma carteira de clientes e possíveis futuros compradores de um imóvel.
Isto permite uma transação mais objetiva, visto que os contactos são feitos de acordo com os interesses compatíveis com a oferta.
5 – Habilidades de negociação
Vender um imóvel exige muito mais do que um anúncio com um preço justo.
É preciso entender o que os compradores procuram, ter domínio da comunicação e, com isso, habilidades em negociação e venda.
Naturalmente, o consultor está preparado e sabe o que dizer e quando dizer, para fechar o negócio com mais eficácia.
6 – Credibilidade e transparência
Quando há um consultor a intermediar a venda de uma casa, os possíveis compradores sentem-se, geralmente, mais seguros. Isto porque a sua presença transmite mais credibilidade e transparência no processo.
Além disso, é uma vantagem para o próprio dono do imóvel, que terá mais interessados na compra, aumentando as chances de fazer uma boa negociação.
Na RE/MAX contamos com toda a estrutura e suporte em assessoria imobiliária, para possibilitar sempre os melhores negócios aos nossos clientes.
Agora que já sabe a importância de contratar este serviço na venda ou compra do seu imóvel, poupe dores de cabeça. Conte com uma equipa de profissionais que trabalha diariamente para tirar os seus planos do papel.