Os espaços para habitação nos centros urbanos estão cada vez mais escassos, o que aumenta a oferta de apartamentos pequenos.
Ter um espaço menor não tem de ser necessariamente negativo: é uma excelente solução para uma pessoa solteira ou um casal sem filhos, por exemplo, com um custo menor.
Existem diversos truques de decoração que tornam os espaços pequenos mais aconchegantes, perdendo a sensação de confinamento.
Quer saber como é possível? Continue a ler o nosso artigo e conheça dicas incríveis!
Dicas de decoração para otimizar o espaço em apartamentos pequenos
Minimalismo, organização e planeamento. Estas são as três regras essenciais para quem deseja otimizar espaços compactos de forma funcional.
Em apartamentos pequenos, é fundamental que cada coisa tenha o seu devido lugar. A desarrumação pode fazer com que o espaço pareça ainda menor. Portanto, é preciso um bom planeamento para aproveitar cada cantinho da melhor maneira, trazendo mais eficiência e conforto ao lar.
A decoração é imprescindível neste sentido e pode, literalmente, transformar ambientes que antes pareciam não ter solução.
Vejamos, de seguida, as nossas 7 dicas práticas e simples para otimizar as divisões em apartamentos com pouco espaço.
1 – Aposte em paredes claras
As cores mais claras têm o poder de transmitir uma sensação de amplitude. Por isso, uma paleta mais suave é muito bem-vinda em espaços menores.
Não queremos dizer que deva pintar tudo de branco e deixar o apartamento com uma atmosfera estéril! Basta apostar em tonalidades mais claras, como os tons pastel, que podem energizar e iluminar os ambientes.
Para trazer um toque mais colorido, invista em objetos decorativos e acessórios com tons mais intensos. Desta forma terá um contraste interessante com a restante decoração.
2 – Nichos, prateleiras e armários de parede
Aproveitar os espaços verticais é a regra de ouro dos apartamentos pequenos. Sugerimos, por isso, que arrisque em prateleiras, nichos e armários de parede.
Este mobiliário assegura o espaço necessário para armazenar todos os seus objetos, contribuindo para a organização e funcionalidade do lar.
3 – Os espelhos são excelentes aliados
Assim como as cores claras, os espelhos também são capazes de transmitir uma sensação de amplitude num ambiente. Estes acessórios, além de elegantes, são muito funcionais.
Na sua sala, por exemplo, aposte num espelho grande capaz de promover amplitude e acrescentar mais iluminação.
4 – Aposte num estilo moderno
Os móveis mais modernos têm um design mais clean, sendo perfeitos para compor a decoração de um espaço compacto. As linhas retas e os ângulos geométricos complementam o minimalismo e deixam a decoração mais elegante.
5 – Tenha um bom projeto de iluminação
Quando se tem apenas uma lâmpada fixa no centro do teto, esta acaba por tornar a divisão ainda menor. Apesar de ser verdade para ambientes de qualquer tamanho, isto torna-se mais evidente nos espaços menores.
Para evitar que tal aconteça, aposte num maior número de lâmpadas e em mais iluminação.
Um design bem pensado é capaz de transformar completamente o espaço, aliando funcionalidade e decoração.
6 – Integração de ambientes
Uma das grandes tendências arquitetónicas é o conceito aberto: menos paredes e mais área para circulação.
Apostar na integração de ambientes torna os espaços mais descontraídos e modernos, além de facilitar muito no momento da decoração.
Por isso, verifique se é possível fazer alterações estruturais no prédio onde mora: invista na integração da sala de estar com a varanda ou na cozinha com a sala de estar e jantar.
Se tiver um espírito mais ousado, pense nesta abertura em todos os ambientes, deixando a casa mais jovem e moderna.
7 – Uso vertical do espaço
Aproveite ao máximo o espaço vertical.
Estantes altas e prateleiras montadas nas paredes podem armazenar livros, decorações ou outros itens sem ocupar espaço no chão. Isso é especialmente útil em apartamentos em que o espaço é limitado.
Pendurar televisões na parede e usar ganchos para itens como bicicletas ou ferramentas também são maneiras inteligentes de libertar espaço do chão.
Compreende agora como há solução para melhorar a funcionalidade dos apartamentos pequenos? Siga estas dicas e otimize o seu espaço!