Como valorizar a sua casa com Home Staging

O que é o Home Staging em Portugal

O conceito de Home Staging em Portugal consiste na preparação de um imóvel para mostrar todo o seu potencial e valorizá-lo para venda. “Aporteguesando”, a expressão Home Staging significa criar uma encenação numa moradia ou apartamento, como se fosse um palco de um teatro, para torná-la mais atraente para o mercado.

Valorizar um imóvel com o Home Staging

Vender ou comprar um imóvel é, para a maiorias das pessoas, o maior investimento que fazem nas suas vidas. Muitas propriedades são apresentadas de uma forma desleixada, às vezes desarrumadas e de uma forma visualmente desagradável. Algumas têm mobília velha e outros sinais de maus tratos que os antigos donos deram à casa. Para além de uma limpeza geral, que seria básico em qualquer demonstração de um imóvel, há muita desordem e lixo que tornam qualquer imóvel, com muito potencial negligenciado por qualquer comprador.

Não importa a situação actual do mercado imobiliário. Quando queremos vender uma casa, há duas regras simples a seguir para garantir uma venda rápida: preço justo e tornar o imóvel apetecível.

Mas falando do preço, muitos estudos apontam que depois de um bom Home Staging um imóvel valoriza entre 7% a 15%, dependendo do estado anterior e trabalho necessário. Muitos investidores e especialistas em Home Staging compram imóveis com mau aspecto, para depois de algumas pequenas obras e Home Staging terem lucros consideráveis.

As maiores marcas de produtos de retalho do mundo gastam grande parte do seu orçamento no desenho e construção da embalagem e até do próprio produto. Nós, como consumidores, somos atraídos para aqueles produtos que têm melhor aspecto e com embalagens mais apelativas porque os associamos a melhor qualidade. E estamos dispostos a pagar um pouco mais por isso. Por isso o Home Staging valoriza o imóvel: porque lhe dá uma noção de maior qualidade.

Home Staging é simplicidade sem estilo

Potenciais compradores não ligam a propriedades que não apresentem boas condições. Não conseguem ver o verdadeiro potencial do imóvel. Muitas vezes, um imóvel para venda apresenta um elevado nível de descuido porque o proprietário já só pensa na sua nova casa, negligenciando a sua actual. A casa ou apartamento mais parece um acumulado de tralhas e móveis de uma parte da sua vida. Muitas cores, móveis de diferentes estilos e pertences dificultam que os compradores se concentrem na propriedade. Os nosso cérebro tem uma sobrecarga de estímulo e não consegue filtrar todo aquele ruído visual. Quando há muito para ver, não vemos nada.

O Home Staging não se trata de decorar a casa com um estilo próprio. A decoração deve ser impessoal, simples e atraente. Isto porque apesar de algumas pessoas gostarem de um estilo Pop Art pode afastar muitos que gostam de um estilo Industrial ou Bohemian. Os estilo personalizado está a ser feito na cabeça de quem vê o imóvel. Por isso a simplicidade é importante para poder deixar a imaginação do potencial comprador viajar livremente.

Um dos erros mais caros cometidos por vendedores a domicílio e até por agentes imobiliários inexperientes é ignorar a psicologia visual envolvida na obtenção da atenção imediata de um comprador. Quando um potencial comprador entra numa casa e sente que “eu poderia morar aqui”, eles estão já visualizar o espaço como sua casa. É nestes casos que cai o potencial em “Potencial Comprador” passando a ser “apenas” Comprador.

Vender mais rápido com Home Staging

O mercado imobiliário é extremamente competitivo. Mas paradoxalmente, apesar de haver milhares de opções, muitos compradores acham que nenhuma lhes agrada. Nesta competição como podemos, primeiro, diferenciar-nos da nossa concorrência e, segundo, ter um produto mais apetecível? Claro que a resposta é o Home Staging. Este é um dos melhores e comprovados métodos que fazem vender um imóvel mais rapidamente.

História do Home Staging em Portugal

Apesar de não ser um conceito novo, o Home Staging em Portugal ainda está a dar os primeiros passo.  O termo surgiu na Califórnia em 1972, anos por Barbara Schwarz. Por ser simultaneamente decoradora de interiores e consultora imobiliária, Barbara Schwarz percebeu que quando preparava uma casa para mostrar a compradores,  as vendia mais rápido e sobretudo com um preço maior que o inicialmente pedido pelo vendedor.

Os métodos do Home Staging popularizaram-se nos EUA no final dos anos 2000, quando a recessão transformou o mercado imobiliário. Com a crise, consultores imobiliários, vendedores e investidores começaram a procurar técnicas para destacarem suas casas. A “encenação da casa”, foi viajando, primeiro para os países anglófonos e finalmente chegou a Portugal.

Hoje, a preparação para casa é muito mais do que limpar o pó e manter uma casa arrumada. Em crescimento, o mercado imobiliário em Portugal é um mercado de compradores e estes estão atentos a todas as possibilidades que lhes são apresentadas. E a maioria procura uma casa chave na mão onde possam mudar no dia seguinte sem ter de fazer nada.

Criar uma ligação emocional à casa com o Home Staging

O Home Staging utiliza técnicas de design e conceptualização. O objetivo é que potenciais compradores visualizem a propriedade como sua casa. Na sua cabeça eles têm de se ver a viver e o que irão fazer nessa casa. Ou seja, o Home Staging é como criar um espaço que faça com que os compradores se liguem emocionalmente a ele. Eles devem sentir-se como se fossem o proprietário, e não um convidado. Um bom vendedor, para fazer isso de maneira eficaz, precisa tornar a casa o mais impessoal e atraente possível para estimular as emoções do comprador.

Conclusão

O Home Staging, ou seja a preparação de uma casa, é eficaz porque realça os pontos fortes de uma propriedade e minimiza seus pontos fracos. Permite que a sua casa seja mostrada no seu potencial máximo. Apresentando uma casa bem cuidada e criando uma propriedade que dá uma primeira impressão positiva, atrai a atenção de potenciais compradores, incentivando-os a considerar que a propriedade é o que estão à procura e se adequa às suas necessidades.

Créditos:

Foto por Espaços Renovados