Qual a importância da gestão de equipas
Se parece um clichet é porque o é: por trás de todos os negócios bem-sucedidos, há uma equipe forte que superou várias dificuldades. Sabemos que são as pessoas que fazem as empresas e os negócios. Principalmentes para empreendedores que precisamos de contratar pessoas para fazer crescer os seus negócios, gerir uma equipa pode ser um factor decisivo para o sucesso da sua empresa.
É preciso uma grande liderança e uma cultura empresarial eficaz para construir uma boa equipa. Mas também é preciso ter atenção a vários detalhes que começam desde o estágio de contratação. Aqui ficam alguns dos pontos que nos focamos relativamente ao trabalho com a nossa equipa.
Pessoas, pessoas pessoas
O Gestor de Equipa trabalha com pessoas, por isso é muito importante investir tempo a conhecê-la: as suas motivações, os seus medos, osseus objetivos pessoais criando uma relação de empatia e confiança. Quando nos preocupamos e cuidamos das nossas pessoas elas são mais felizes, mais produtivas e mais comprometidas com seus negócios.
Um Gestor de Equipa deve preocupar-se mais com as pessoas a seu cargo do que com clientes. Concentrar-se mais nos clientes do que os funcionários pode causar ressentimento que, ao longo do tempo, fazem com que elas não se importem com o bom desempenho. De acordo com a Harvard Business Review, as organizações com baixas pontuações de motivação de pessoal tiveram 18% menor produtividade, 16% menores lucros, 37% menor crescimento de empregos e 65% menor preço das ações ao longo do tempo.
Gestão de expectativas e objectivos
É muito importante ser claro em relação às expectativas e objetivos que o gestor, enquanto representante da agência/empresa, tem em relação aos resultados do consultor/colaborador e do suporte que lhe será disponibilizado para que atinja esse resultado. Quando integramos as pessoas, devemos compartilhar a visão da agência/empresa. Muitos empregadores esquecem este pequeno passo, para descobrir, e ficarem surpreendidos, mais tarde que a pessoa não se identifica com esta visão.
É uma boa prática definir metas diárias e semanais criando o costume de atingir essas metas e atender às expectativas da nossa equipa. Também é importante definir um sistema de recompensas para promover um ambiente de trabalho saudável e criar bons hábitos de trabalho todos os dias. Para atingir tudo isto, para além de termos várias formações temos um Plano de integração, Reuniões semanais, Reuniões Mensais e Prémios Trimestrais.
Faz o que digo e faz como faço
Numa fase inicial o Gestor de Equipa não pode apenas dizer o que fazer, mas deve sempre demonstrar como fazer. Deve dar o exemplo de uma forma prática mostrando quais as tarefas a desempenhar para obter o resultado esperado. Isto é o que chamamos de acompanhamento.
No entanto queremos ensinar e capacitar as pessoas dando-lhes parâmetros e ferramentas para ajudá-los a fazer seu trabalho de forma
autônoma. Esta é a diferença entre ser uma bengala ou um apoio para o consultor/colaborador. É necessário que ele saiba desempenhar as tarefas sozinho, que aprenda com os erros e aprenda a ultrapassar situações inesperadas. Ao mesmo tempo o consultor/colaborador deverá ter sempre a consciência que existe uma estrutura por trás que o apoiará caso necessite e que tem a experiência para o ajudar a evitar erros desnecessários.
Proximidade entre a equipa
Ao promovermos atividades que juntem toda a equipa e que criem proximidade através da partilha de experiências estamos a unir um grupo de pessoas.
A união faz a força não é apenas mais um clichet. É um facto comprovado pela história.
Essas atividades poderão ser tanto de caráter profissional como de caráter lúdico, ambos têm o seu momento e o seu objetivo.
Não precisamos ser os melhores amigos e muitas parcerias comerciais de sucesso permanecem diretamente no âmbito do profissional. Mas dito isto, é importante que tenhamos um relacionamento amigável, uma vez que passamos muito tempo juntos. Se em cada interacção entre membros da equipa é uma luta tudo se vai desgastar com o tempo.
Análise de resultados
A análise de resultados não se deve centrar apenas nos resultados quantitativos pois um consultor/colaborador pode, em determinado momento da sua vida, ter resultados inferiores ao esperado. Nesses momentos é necessário analisar o empenho, a dedicação e o foco, pois por vezes o que falta pode ser a sorte. É nestas alturas que o apoio e acompanhamento são necessários para não o deixar desmotivar e esperar que os bons resultados regressem.
Reconhecimento e agradecimento
É muito importante agradecer à equipa pelo seu esforço e empenho, colocarmo-nos na sua pele e reconhecer os seus resultados.
Com feedback proativo, vem o reconhecimento e a recompensa. As pessoas adoram reconhecimento, mas para elas é mais importante o respeito. Aproveite o tempo para dar aos seus companheiros de equipe os elogios que eles merecem e mereceram. Muitos líderes consideram que o os resultados e desempenhos são inerentes à função e não acreditam que alguém deveria ser recompensado por “fazer o trabalho deles”.
Ser genuíno no nosso reconhecimento e mostrar respeito pelo trabalho é um longo caminho para construir lealdade e confiança. Isso desencadeia organicamente um esforço extra para alguns gestores de equipa, mas traz resultados muito proveitosos a longo prazo.
Conclusão
Um bom Gestor de Equipa é alguém que motiva sua equipe e faz com que seus consultores/colaboradores produzam os melhores resultados com o mínimo de esforço, usando os recursos disponíveis para eles.