Decorar um quarto de criança de modo funcional e sofisticado é a missão de muitas famílias.
Esta tarefa inclui a combinação de cores, a escolha do mobiliário e o uso de bons recursos de iluminação. Estes são passos básicos para transformar um ambiente e deixá-lo com a personalidade dos mais pequenos.
Um outro detalhe a ter em atenção na decoração do quarto infantil é a necessidade de garantir a facilidade de o modificar. Desta forma, a divisão poderá acompanhar o desenvolvimento da criança ao longo dos anos.
Quarto de criança: 5 ideias para o decorar de forma versátil
Inicialmente, a decoração do quarto dos mais pequenos pode, até, parecer uma tarefa difícil.
Mas, com algumas dicas e orientações, é possível montar um ambiente clean, divertido e harmonioso. E, principalmente, que seja capaz de agradar e responder às necessidades da criança.
A pensar nisto, apresentamos 5 ideias essenciais para ter sucesso na decoração do quarto de criança aí de casa. Fique a conhecer algumas das nossas inspirações de seguida!
Decorar as paredes com padrões divertidos
É difícil pensar em decoração de quartos infantis sem as cores e os elementos lúdicos, verdade? Por isso, uma ótima opção para incorporar informação sem impactar demasiado a nível visual, é recorrer a padrões divertidos e coloridos.
Para os inserir na decoração do quarto, pode investir em adesivos ou papel de parede. Estes materiais são fáceis de encontrar e versáteis: há modelos com figuras abstratas, animais ou personagens, padrões e muito mais.
Aqui, a criatividade é o limite!
Investir em prateleiras com brinquedos
Esta é uma excelente opção para trazer mais funcionalidade ao quarto da criança. Antes de pensar em adquirir inúmeros quadros, molduras e posters, pode aproveitar o que a criança já tem. Assim, dá um novo look ao quarto.
É isso mesmo: os brinquedos, jogos, revistas, coleções e outros pertences também podem fazer parte da decoração.
A proposta é colocar longas prateleiras nas paredes, que são geralmente pouco aproveitadas. Sobre estas superfícies, consegue distribuir várias peças e brinquedos, de modo que fiquem expostas e organizadas. A solução enfeita e, ao mesmo tempo, otimiza o espaço.
Instalação de móveis ergonómicos e funcionais
Este é um importante aspecto que deve dar prioridade, ao decorar o quarto dos pequenos. Assim, irá garantir um maior conforto e praticidade no dia a dia da criança.
Portanto, se o quarto tiver um canto de estudo, é interessante investir em modelos de mesa e de cadeira com uma opção de regulação de medidas (largura e altura).
Este cuidado fará com que as peças se adaptem e possam acompanhar o crescimento da criança. Já a funcionalidade pode ser obtida com móveis planeados de acordo com as características do quarto.
Escolher tecidos com diferentes padrões
Esta dica é tão prática que funciona em qualquer ambiente. A ideia consiste em variar todos os tecidos que compõem o quarto da criança. Isto vai permitir combinar designs e atualizar o estilo de decoração.
Esta técnica é ideal para espaços pequenos que não podem comportar tantos artigos e acessórios. Para obter melhores resultados, invista em peças com diferentes tonalidades, texturas e padrões.
Assim, o objetivo é conjugar combinações de tecidos, para criar um visual harmónico. Por exemplo, uma cortina azul-marinho, um tapete azul-claro e o edredom da cama branco.
Não se esqueça dos candeeiros criativos
Sem dúvida que a iluminação é outro aspecto que faz toda a diferença na atmosfera dos quartos infantis.
Neste sentido, vale a pena pensar além do modelo tradicional e procurar recursos diferentes. Isto irá contribuir para deixar o espaço mais atraente para os pequenos.
Uma ideia que pode contribuir para a qualidade do sono das crianças, é a claridade indireta. Para a obter, basta dispor pontos de luz em diferentes áreas da divisão, para criar sombras e efeitos interessantes.
A luz amarela também é ideal por proporcionar um clima de conforto e “afastar” o frio nos dias de inverno. Para este efeito, é recomendado o uso de lâmpadas LED, que são mais eficientes e económicas.
Gostou das dicas? Então está na hora de planear e organizar a decoração do quarto de criança aí de casa, para criar um ambiente único e encantador. Mãos à obra, pais!