A preocupação com a preservação dos recursos naturais vem sendo um assunto cada vez mais importante e discutido em todos os setores da sociedade. No universo da construção, o conceito de arquitetura sustentável ganha força.
Considerando a relevância do tema, nosso artigo de hoje será inteiramente dedicado ao conceito e benefícios dos projetos baseados neste tipo de arquitetura.
Arquitetura sustentável: Conheça o conceito e os seus principais benefícios
Podemos definir a arquitetura sustentável como a elaboração de projetos arquitetónicos que causem menor impacto ao meio ambiente.
Alguns exemplos de ações sustentáveis na arquitetura são o uso de energia solar, materiais recicláveis e estruturas pré-moldadas.
Este tipo de projeto deixou de ser tendência para se tornar regra, em boa parte das construções. Afinal, nunca antes se discutiu tão seriamente a questão da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
1 – Os princípios da arquitetura sustentável
São muitos os fatores envolvidos num projeto arquitetónico sustentável. Porém, podemos mencionar alguns princípios base que orientam a execução dos mesmos.
Neste sentido, uma construção sustentável deve priorizar a eficiência energética e hídrica.
Para atingir um nível satisfatório de eficiência, o arquiteto deve utilizar técnicas já conhecidas no mundo da arquitetura, como a iluminação e a ventilação natural.
Além disso, o uso de novas tecnologias também otimiza a edificação, como por exemplo o uso de painéis solares, materiais sustentáveis, sistemas de automação, entre outros.
No final, o projeto deve proporcionar um resultado que favoreça a saúde e bem-estar dos moradores, sem deixar de lado o ciclo de vida da edificação e materiais, considerando a sua qualidade e durabilidade.
2 – Os benefícios da arquitetura sustentável
Conhecendo os principais aspetos envolvidos em projetos de arquitetura sustentável, conheça de seguida os seus benefícios para a sociedade e o para o planeta.
2.1 Preservação do meio ambiente
Esta é a vantagem mais evidente quando falamos em construções sustentáveis, uma vez que o setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais.
Isso porque o processo de edificação convencional consome muitos recursos naturais, além de gerar toneladas de resíduos.
Tudo isso é minimizado quando se aplicam os princípios da arquitetura sustentável.
2.2 Proporciona maior bem-estar
A saúde e o bem-estar são alguns dos pilares que orientam os projetos de arquitetura sustentável.
Por isso, as edificações que são ecologicamente corretas, contribuem para a natureza e para a melhoria da saúde das pessoas.
Isto porque, além de reduzirem a quantidade de poluição que certamente tem impacto na saúde de todos à sua volta, este tipo de construção melhora a saúde física e mental e o bem-estar dos ocupantes e da vizinhança.
Assim, os prédios e as casas passam a ter influência direta no desenvolvimento regional como um todo.
2.3 É mais eficiente
De facto, as construções sustentáveis são eficientes em diversos aspetos. Mencionamos anteriormente a preocupação com a eficiência hídrica e energética.
Mas, além disso, os projetos deste tipo priorizam a diminuição dos desperdícios de materiais, tornando a obra mais económica e limpa.
2.4 É um investimento
Acredite, as construções sustentáveis possuem maior valor no mercado imobiliário. Muitas pesquisas revelam que o imóvel que tem um certificado de sustentabilidade, por exemplo, tem valorização instantânea de 10% no valor do arrendamento.
Além disso, estes imóveis vendem mais rapidamente, com até 14% de sobrevalorização em relação aos seus vizinhos de tipologias semelhantes e menor taxa de desocupação.
Soma-se a isso o facto de que o custo da manutenção e operação destes edifícios é bem menor.
Percebe por que a arquitetura sustentável é o futuro da construção civil? Se está a pensar em construir, procure um profissional que elabore um projeto dentro destes requisitos.