Está a preparar-se para o empréstimo da casa? Este é, talvez, o momento mais esperado por muitos portugueses, o de ter a sua própria casa.
Sabemos que comprar um imóvel é sinónimo de alcançar uma nova etapa na vida. É a oportunidade de construir novos sonhos e expectativas no cantinho especial que escolheu.
Contudo, antes de escolher o imóvel e de concretizar o negócio, precisa de resolver algumas questões burocráticas. Falamos do financiamento imobiliário.
Isto porque a maioria dos portugueses não dispõe do valor integral para a compra da casa. Por isso, o crédito habitação é a solução melhor e mais comum para conseguir viabilizar o sonho de ter uma casa própria.
Neste artigo listamos os principais aspetos que deve ter em conta no momento de solicitar o crédito para compra da casa. Continue a ler!
Empréstimo da casa: O que avaliar no momento de pedir o financiamento imobiliário?
É sempre importante conhecer algumas dicas para conseguir organizar-se para o financiamento imobiliário. Afinal, esta é uma etapa fundamental para a concretização do negócio.
Por isso, separámos os principais aspetos que influenciarão o pedido de empréstimo da casa. Fique a par!
Simulação do crédito
A simulação do crédito é, certamente, um fator fundamental que deve considerar em todo o processo de compra da casa.
Isto porque só assim conseguirá encontrar as melhores condições de empréstimo, adequadas ao seu perfil. Escolha o imóvel e consulte o site de alguma instituição financeira para fazer a simulação.
Não se esqueça de ter em mãos o valor de entrada
Esta é uma das etapas mais importantes do empréstimo: o momento de apresentar o valor de entrada para financiar o restante montante.
Afinal, quanto maior for a entrada menor será o valor do financiamento. As economias serão muito importantes neste momento. Tente juntar pelo menos 20% do valor total do imóvel.
Controle os gastos para arcar com as prestações mensais
Outro ponto importante diz respeito ao controlo de gastos. Ou seja, deve prioritariamente poupar pelo menos 30% da renda mensal para suportar as prestações do crédito.
Isto significa que o ideal, para que não haja riscos, é que a taxa de esforço não ultrapasse os 30%. Dessa forma, garante o pagamento do empréstimo, evitando situações de incumprimento contratual.
Leia com atenção o contrato do empréstimo da casa
Por fim, e não menos importante, avalie atentamente o contrato do negócio. Afinal, este é o documento oficial que sela e concretiza a negociação.
Por isso, não tenha pressa em lê-lo. Entenda todos os termos que estão presentes no documento e não hesite em pedir para levá-lo para casa se precisar.
Estes são os principais aspetos que deve considerar na hora de iniciar o planeamento para o financiamento do imóvel. Seguindo estas dicas, terá a segurança necessária para fazer o melhor negócio para si e para o seu bolso.
Qualquer dúvida, entre em contacto com a nossa equipa de especialistas. Estamos à sua disposição!