A visionária corretora de imóveis Barb Schwarz é a responsável pela criação do conceito de home staging, nos anos 70 nos Estados Unidos.
Ao observar o comportamento dos compradores, verificou que a forma como o imóvel é mostrado ao potencial cliente pode causar um impacto positivo e influenciar na decisão de compra.
Atualmente, este recurso é muito utilizado e traz inúmeros benefícios ao mercado imobiliário.
Já a seguir, saiba como funciona e qual a sua importância no processo de venda de imóveis!
Home staging: Como fazer pequenas melhorias no imóvel antes da venda
Já ouviu falar do conceito de home staging? Este processo consiste num conjunto de técnicas que procura transformar o imóvel, acrescentar detalhes e aproveitar o espaço da melhor forma.
Sendo assim, ao anunciar um imóvel para venda, é importante que se coloque no lugar do comprador para determinar as suas necessidades.
Neste sentido, imagine-se na visita a uma casa. Acha que o potencial comprador se interessará, se esta estiver suja ou com aparentes desgastes?
Caso não desista da compra, na melhor das hipóteses quererá reduzir o valor de venda do mesmo.
Assim, o seu objetivo é conquistar o comprador e fazer com que o mesmo se sinta emocionalmente conectado ao espaço e se consiga imaginar a viver naquele lugar.
De acordo com um estudo publicado pela National Association of Realtors (NARS), esta técnica aumenta as possibilidades de venda. O imóvel pode ser vendido até 50% mais rápido em comparação a outro imóvel, sem a técnica aplicada.
A transformação da casa pode envolver, por exemplo, reparações na parte elétrica, hidráulica e, principalmente, acabamentos e decoração.
Desta forma, é possível anunciar uma moradia ou um apartamento com fotos profissionais e que chamem a atenção dos interessados.
Como aplicar o home staging?
Deve estar a pensar que precisará de gastar uma fortuna com esta transformação. Correto?
Pois bem, engana-se! Afinal, é possível melhorar a casa e gastar muito pouco.
E, um consultor profissional será capaz de avaliar a arquitetura da casa e perceber que decoração funciona melhor.
A partir daí, podem ser feitas pequenas mudanças, mas que farão toda a diferença no modo de apresentação do imóvel.
Dessa forma, esta técnica pode incluir os seguintes pontos:
Limpeza do imóvel e reparação de pequenas falhas
Se existem manchas e fendas nas paredes, estas precisam de ser arranjadas.
Pois, é importante que faça uma boa manutenção dos espaços, através da limpeza e reparação de pequenos problemas estéticos.
Organização dos espaços
A técnica não procura apenas melhorar a decoração, mas sim, vender o imóvel mais rápido e ao melhor preço.
Por isso, é essencial que cada espaço da casa seja aproveitado da forma mais funcional e eficiente possível.
Afinal, espaços mal utilizados podem transmitir a sensação de que o local não foi bem planeado, que tem uma arquitetura obsoleta, ou que não será capaz de ter os novos móveis do visitante.
Harmonização de cores
A pintura do imóvel é uma parte fundamental na hora de fechar a venda.
Assim, é preciso saber utilizar as cores de forma harmoniosa. Isto porque, são capazes de mudar radicalmente a aparência do local. E, influencia a perceção da luminosidade e do espaço.
A nossa recomendação é que opte pelo uso de tons neutros e claros, que podem dar uma sensação de amplitude. Além de serem clássicos e atemporais.
Modernização de alguns elementos
Se o imóvel for muito antigo, considere a substituição de alguns elementos. Tais como: torneiras, candeeiros e mobílias.
Algumas dessas antiguidades podem evidenciar a idade do imóvel de forma negativa. E, consequentemente, isso poderá afastar o comprador.
Conheça algumas vantagens de adotar a prática do home staging
Esta é uma estratégia de preparação e apresentação de imóveis, com o objetivo de os tornar mais atrativos para potenciais compradores.
Sendo assim, veja algumas das suas vantagens.
1. Maior apelo visual aplicando o home staging
O home staging ajuda a tornar o imóvel mais atraente, pois realça os seus pontos fortes e minimiza os seus pontos fracos.
Isso poderá resultar numa primeira impressão mais positiva para os compradores. Isso aumenta as probabilidades de interesse e visitas.
2. Facilita a imaginação do comprador
Ao apresentar o imóvel de forma organizada e bem decorada, os potenciais compradores conseguem visualizar melhor como seria viver naquela propriedade.
Assim, isso poderá criar um vínculo emocional e aumentar o interesse no imóvel.
3. Redução do tempo no mercado
As propriedades que adotam esta técnica tendem a ser vendidas ou arrendadas mais rapidamente.
Dessa forma, o aumento do interesse dos compradores poderá levar a uma negociação mais rápida e eficiente.
4. Aumento do valor percebido
Um imóvel apresentado de forma atraente e bem cuidada, é percebido como mais valioso pelos compradores.
Isso poderá resultar em ofertas mais altas e, consequentemente, num melhor retorno sobre o investimento para o proprietário.
5. Destaque em anúncios e marketing
Fotografias e vídeos de imóveis com esta estratégia de organização, tendem a destacar-se nos anúncios imobiliários e nas redes sociais.
Como resultado, conseguirá atrair mais visitantes. E, para além disso, aumentará as probabilidades de atrair compradores que estejam realmente interessados.
6. Menos objeções dos compradores
Um imóvel altamente organizado, poderá reduzir as objeções que os compradores possam ter em relação a problemas estéticos ou de organização.
E, essa é uma grande vantagem. Pois, torna a experiência de compra mais serena e positiva.
7. Custo-benefício com o home staging
Por fim, geralmente, é mais fácil conseguir esse tipo de investimento. Não precisa de reduzir o preço do imóvel para o tornar mais atrativo.
Portanto, esta é uma forma eficiente de melhorar o valor percebido do imóvel sem grandes gastos.
Como percebeu, o home staging é considerado uma ferramenta de alto potencial. E, sem dúvida que, pode fazer toda a diferença no processo de venda do imóvel!