A visionária e antiga consultora imobiliária Barb Schwarz é a responsável pela criação do conceito de home staging. Isto aconteceu nos Estados Unidos nos anos 70.
Ao observar o comportamento dos compradores, Barb verificou que a forma como o imóvel é apresentado ao cliente, tem impacto. Por sua vez, esse impacto positivo influenciava na decisão de compra.
Atualmente, este recurso é muito utilizado e traz inúmeros benefícios ao mercado imobiliário.
De seguida, descubra como funciona e qual a sua importância no processo de venda de imóveis!
Home staging: Como fazer pequenas melhorias no imóvel antes da venda

Já ouviu falar do conceito de home staging? Este processo consiste num conjunto de técnicas que procuram transformar o imóvel, acrescentar detalhes e aproveitar o espaço da melhor forma.
Sendo assim, ao anunciar um imóvel para venda, é importante que se coloque no lugar do comprador para determinar as suas necessidades.
Imagine-se a visitar uma casa para chamar de lar. Acha que os potenciais compradores se interessarão, se esta estiver suja ou com desgastes visíveis? A verdade, é que este comprador caso não desista da compra, na melhor das hipóteses quererá reduzir o valor de venda do mesmo.
Desta forma, o seu objetivo é conquistar o comprador e fazer com que o mesmo se sinta emocionalmente conectado ao espaço.
De acordo com um estudo publicado pela National Association of Realtors (NARS), o home staging aumenta as possibilidades de venda. O imóvel pode ser vendido mais rápido comparativamente a outros imóveis, sem a técnica aplicada.
A transformação do imóvel pode envolver, por exemplo, reparações na parte elétrica, hidráulica e, principalmente, acabamentos e decoração.
Desta forma, é possível anunciar uma moradia ou um apartamento com fotografias profissionais e que chamem a atenção dos interessados.
Como aplicar o home staging?
Deve estar a pensar que precisará de gastar uma fortuna com esta transformação. Correto?
Pois bem, engana-se! Afinal, é possível melhorar a casa e gastar muito pouco.
Além disso, um consultor profissional será capaz de avaliar a arquitetura da casa e perceber que decoração funcionará melhor. A partir daí, podem ser feitas pequenas alterações, mas que farão toda a diferença na apresentação do imóvel.
Desta forma, o home staging pode incluir os seguintes pontos:
A) Limpeza do imóvel e pequenas reparações
Se existem manchas e fendas nas paredes, estas precisam de ser arranjadas.
É extremamente importante fazer uma boa manutenção dos espaços, através da limpeza e reparação de pequenos problemas estéticos.
B) Organização dos espaços
Esta técnica não procura apenas melhorar a decoração, mas sim, vender o imóvel mais rápido e ao melhor preço. Por isso, é essencial que cada espaço da casa seja aproveitado de forma funcional e eficiente.
Além disso, espaços mal aproveitados podem transmitir a sensação de:
- falta de planeamento;
- arquitetura obsoleta;
- incapacidade de albergar o mobiliário do futuro comprador.
C) Harmonização de cores
A pintura do imóvel é uma parte fundamental do home staging na hora de fechar a venda. Sendo assim, é necessário saber utilizar as cores de forma harmoniosa, uma vez que estas são capazes de mudar radicalmente a aparência do espaço.
A nossa recomendação é que opte por tons neutros e claros, que podem dar a sensação de amplitude. Além de serem clássicos e atemporais.
D) Modernização de alguns elementos
Se o imóvel for muito antigo, considere a substituição de alguns elementos, nomeadamente: torneiras, candeeiros e mobílias.
Algumas dessas antiguidades podem evidenciar a idade do imóvel de forma negativa, e, consequentemente, afastar o comprador.
Conheça algumas vantagens de adotar a prática do home staging
O Home staging é uma estratégia de preparação e apresentação de imóveis, com o objetivo de os tornar atrativos para potenciais compradores.
Fique a conhecer algumas das suas vantagens.
1. Maior apelo visual
O home staging ajuda a tornar o imóvel mais atraente, uma vez que realça os seus pontos fortes e minimiza os pontos fracos.
Isso poderá resultar numa primeira impressão mais positiva para os compradores, aumentando assim as probabilidades de interesse e visitas.
2. Facilita a imaginação do comprador
Ao apresentar o imóvel de forma organizada e bem decorada, os potenciais compradores conseguem visualizar como seria viver naquela casa.
Desta forma, poderão criar vínculos emocionais e aumentar o interesse no imóvel.
3. Redução de tempo no mercado
Os imóveis que adotam esta técnica tendem a ser vendidos ou arrendados mais rapidamente.
Por sua vez, este aumento de interesse por parte dos compradores poderá levar a uma negociação mais rápida e eficiente.
4. Aumento da perceção de valor
Um imóvel apresentado de forma atraente e bem cuidada, é percecionado pelos compradores como mais valioso. Este é sem dúvida um dos benefícios do home staging!
Por sua vez, poderá resultar em ofertas mais altas e num melhor retorno sobre o investimento do proprietário.
5. Destaque em anúncios e marketing
Fotografias e vídeos de imóveis com esta estratégia de organização, tendem a destacar-se nos anúncios imobiliários e nas redes sociais.
Como resultado, conseguirá atrair mais visitantes. Além disso, aumentará as probabilidades de atrair compradores que estejam realmente interessados.
6. Menos objeções dos compradores
Um imóvel altamente organizado, poderá reduzir as objeções que os compradores possam ter em relação a problemas estéticos ou de organização.
E, esta é uma grande vantagem, já que torna a experiência de compra mais serena e positiva.
7. Custo-benefício
Através desta prática, dificilmente necessitará de reduzir o preço do imóvel para o tornar mais atrativo.
Como já deve ter percebido, o home staging é considerado uma ferramenta de alto potencial. E, sem dúvida que, pode fazer toda a diferença no processo de venda do seu imóvel!