Ter uma casa de praia, onde pode ir durante as férias de verão e aproveitar os dias de sol e mar, é um sonho.
Porém, como estes imóveis costumam estar fechados boa parte do ano, e estão sujeitos a um clima mais húmido, o mofo pode ser um problema a enfrentar.
Por isso, no artigo de hoje trazemos algumas dicas que vão ajuda-lo a manter a sua casa de praia livre deste problema!
Casa de Praia: Diga adeus ao mofo com estas 4 dicas práticas
O mofo pode ocorrer em qualquer lugar. No entanto, climas húmidos, como os do litoral, proporcionam as condições ideais para os fungos crescerem e prosperarem.
O resultado são os focos de mofo que podem causar danos aos móveis, problemas de saúde e reações alérgicas provocadas pela exposição aos fungos.
Mas, a boa notícia é que, com algumas dicas simples, é possível evitar que este tipo de problema ocorra na sua casa de praia.
De seguida, enumeramos alguns truques que vão ajudá-lo a dizer adeus de uma vez ao mofo.
1 – Mantenha o ambiente ventilado
O primeiro passo para evitar que o mofo apareça e se espalhe é manter o ambiente com boa ventilação, garantindo a circulação de ar.
Quem possui ar condicionado, deve ter em atenção a manutenção regular, bem como a dos dutos.
A limpeza também é importante e, neste caso, o ideal é optar por produtos antimofo que limpem roupas, tecidos, calçado, estofos, equipamentos desportivos e superfícies.
2 – Mantenha as superfícies limpas e desinfetadas
E, por falar em limpeza, a frequência da mesma ajuda a remover os esporos dos fungos de móveis e ambientes, reduzindo também a sujidade e poeira.
Portanto, mantenha as superfícies bem limpas e desinfetadas, não se esquecendo de secá-las no fim da higienização.
Lembre-se também de limpar os estofos e os tapetes, pois algumas pesquisas revelam que o mofo pode proliferar-se na poeira.
3 – Cuidado com a condensação
Na praia, a brisa costuma ser constante e quente, fazendo com que muitas pessoas tenham ar condicionado nas residências.
Por isso, é comum ocorrer a condensação, quando o vapor da água quente do ar arrefece, criando um líquido ao entrar em contacto com uma superfície mais fria.
E é nessas superfícies condensadas que o mofo surge e se espalha. Para evitar, tente manter a temperatura interna da casa mais alta e a humidade relativa do ar mais baixa.
O ideal é ter na sua casa de praia objetos com matérias que são resistentes ao mofo, bem como paredes resistentes à humidade, usando tintas antimofo.
4 – Humidade interna
Por mais práticas e adequadas que sejam estas medidas, não terão um efeito significativo se houver humidade suficiente em sua casa para permitir o crescimento de fungos.
A melhor forma de prevenir o mofo é controlando a humidade no ambiente interno.
Para isso, aposte em desumidificadores de ar e evite deixar roupas e outros objetos molhados a secar dentro de casa.
Se quiser ir mais além na luta contra os fungos, procure manter as calhas limpas e as portas e janelas à prova de infiltrações, para evitar a entrada de água na sua casa durante tempestades e chuvas torrenciais.
Manter a casa de praia livre de mofo vai torná-la mais agradável quando for passar as férias de verão. Mas não só. Pode até mesmo valorizá-la se pretender anunciar o imóvel para turistas em época alta.
Coloque as nossas dicas em prática e preserve a sua casa de praia!