O estilo escandinavo surgiu no norte da Europa e é conhecido por ser inspirado nas paisagens locais e elementos nórdicos.
Possui traços clean e minimalistas, com um toque contemporâneo.
Alguns elementos típicos desta decoração englobam: espaços amplos, linhas simples, grandes janelas para favorecer a iluminação natural, tons claros, objetos decorativos subtis e um considerável uso de madeira.
Se se identifica com o estilo escandinavo, e aprecia uma decoração baseada em cores neutras, esta sugestão é ideal para si.
A pensar nisso, preparamos este artigo onde vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta tendência de decoração. Continue a leitura!
Qual é a origem do estilo escandinavo?
Segundo registos históricos, o estilo escandinavo surgiu no século XX.
O mesmo tem como inspiração as principais paisagens e artesanatos clássicos, de onde é originário: ou seja, os países nórdicos como a Noruega, Dinamarca e Suécia.
E estes registos vão ainda mais longe! Segundo reza a história, a decoração no estilo escandinavo teve a sua origem graças ao artista sueco Carl Larsson. O pintor ficou famoso pelas suas ilustrações, que representavam o seu dia a dia com a esposa Karin, também artista.
O casal morava na cidade de Sundborn, na Suécia. A residência tornou-se numa referência do estilo escandinavo, já que Karin trabalhava as suas habilidades no design de interiores de uma maneira bastante moderna e pessoal.
Já as ilustrações e os livros de Carl, que retratavam a vida quotidiana com a sua família, fizeram com que este espaço se tornasse num dos mais famosos do mundo.
Estilo escandinavo: 5 dicas para arrasar na decoração da sua casa!
O design escandinavo é notório por ter três bases: a clareza/simplicidade, a funcionalidade/praticidade e o conforto.
Neste sentido, reunimos algumas dicas valiosas para decorar a casa de acordo com este estilo. E, assim, deixar o seu lar muito mais confortável e elegante. São elas:
Aposte no Minimalismo
O estilo escandinavo preza pela simplicidade, funcionalidade e estética.
Ou seja, uma casa projetada com um bom espaço de circulação e com móveis funcionais, com um design clean e bonito, é o ponto de partida para começar a planear esta decoração.
Opte por móveis com linhas retas
Escolha móveis com traços lineares, ou com curvas suaves, sem grandes detalhes e, preferencialmente, em tons neutros.
Deve considerar esta dica, principalmente, se não sabe que tipo de móvel vai combinar melhor com o espaço.
Nessa situação, o mais seguro é sempre optar por móveis neutros. Isto porque estes elementos são considerados intemporais e combinam com qualquer estilo.
Utilize cores neutras
Os tons neutros ajudam a criar uma sensação de leveza e de organização, além de deixarem os espaços mais claros e amplos.
Este aspeto é fundamental especialmente para as casas de menores dimensões.
Tecidos confortáveis
Tecidos como o algodão, linho, feltro, seda e a lã, — todos naturais — são facilmente encontrados em cobertores, mantas, além dos sofás e almofadas.
Afinal, este estilo preza muito pelo conforto. E claro, dá ainda um toque de elegância.
Iluminação natural
As janelas grandes, com cortinas leves e transparentes, para aproveitar o máximo da luz natural também são uma característica da decoração escandinava.
Durante a noite, pode trazer mais conforto à sua casa com pontos de luz, que podem vir de candeeiros pendentes, de pé, luzes led e até mesmo de velas aromáticas.
Gostou das nossas dicas? Então já está pronto para colocar a criatividade em dia e arrasar na decoração com base no estilo escandinavo.