Conquistar a casa desejada é o sonho da grande maioria dos portugueses. Porém, para isso é preciso poupar e organizar um bom planeamento.
Afinal de contas, trata-se de um projeto de alto investimento que será feito para a vida toda. Além do mais, é preciso muita disciplina com o orçamento pois o mesmo será colocado à prova durante todo o contrato de financiamento do imóvel.
No entanto, comprar a casa pode se revelar um grande desafio visto os preços que estão sendo praticados pelo mercado imobiliário.
Com isso, o capital necessário torna-se ainda maior, obrigando-nos a recorrer a um crédito habitação. Pois são poucas pessoas tem o montante necessário para comprar o imóvel sem parcelamento.
Pensando exatamente nesta questão, decidimos partilhar consigo nosso post especial sobre o tema, onde lhe apresentamos algumas dicas valiosas para enfim conquistar o tão sonhado imóvel.
Não deixe de acompanhar!
Poupar para casa: Disciplina e planeamento são fatores indispensáveis
Sem sombra de dúvidas, sua poupança desempenhará um papel fundamental na aquisição da casa.
Até porque, será exigido um capital de entrada logo no ato da compra. Por isso, estar preparado financeiramente é algo indispensável.
De seguida listamos 5 dicas para lhe ajudar a poupar na compra do imóvel. Fique a par!
Primeiramente, determine o valor necessário para a aquisição do imóvel
O primeiro passo é saber exatamente o valor da casa que deseja, para assim saber quanto precisa guardar.
Além disso, não deve se esquecer que 20% do valor deve ser dado como entrada para o banco.
Entretanto, tenha em mente que também irá arcar com alguns impostos como o IMT, Imposto de Selo, dentre outros encargos.
Organize o orçamento familiar
O próximo passo é elaborar um planeamento familiar completo. Para isso, precisará analisar os seus extratos.
Sendo assim, saiba claramente quais são as despesas fixas e as despesas extras, a fim de organizar melhor o dinheiro disponível.
Considere alterar alguns hábitos cotidianos
Pode parecer um ponto sem muita importância. Porém, saiba que mudar alguns hábitos pode ser muito válido na hora de conseguir poupar.
Com isso mente, o ideal é evitar aquelas compras compulsivas que são totalmente desnecessárias.
Além disso, reveja outros gastos extras, como por exemplo a ida a restaurantes ou os pedidos semanais de delivery e até mesmo a troca constante de aparelhos eletrónicos.
Todo esse montante fará um grande diferencial no momento da compra da casa.
Tente poupar 30% de sua renda mensal
Quem está juntando dinheiro para comprar uma casa e optou pelo financiamento, uma boa ideia é reservar pelo menos 30% da renda mensal.
Dessa maneira, fica mais fácil adaptar o estilo de vida levando em conta o empréstimo.
Assim, quando chegar o momento de suportar as parcelas, não será necessário fazer uma mudança radical nas suas finanças.
Imponha um limite de gastos
Outra atitude muito válida na hora de guardar dinheiro é estipular uma quantia limite de gastos após pagar as despesas fixas.
Este montante deverá incluir os mais variados gastos como por exemplo saídas de convívio, restauração e outras atividades de lazer.
A partir de então, será obrigado a gerir as escolhas, de forma a não ultrapassar limite de gastos estipulado.
Agora que conhece nossas dicas está na hora de colocá-las em prática com disciplina e ponderação a fim de economizar para a casa de sonho.