Quando ouve falar em casas modulares, o que lhe vem à mente? Este termo ficou conhecido por se referir às casas económicas, feitas para dar resposta à grande procura pela habitação.
No entanto, existem diversos tipos de construções modulares, para diferentes públicos, gostos e necessidades.
São consideradas construções versáteis e sustentáveis, por terem uma edificação limpa, rápida e flexível. Assim, este modelo tem conquistado inúmeros adeptos graças a dois fatores: rapidez na obra e custos reduzidos.
Casas modulares: O que são e quais as suas características?
As casas modulares são um tipo de residência pré-fabricada, que consiste num conjunto de módulos. Estes, quando combinados, dão origem a uma habitação completa.
Agora deve-se estar a perguntar: e como é feita esta construção? Vamos explicar-lhe tudo!
Quando a construção dos módulos é finalizada, estes são transportados até ao seu local de destino. Aqui são montados e recebem os últimos acabamentos da construção.
Este tipo de habitação é muito versátil, permitindo que a planta da casa seja expandida conforme a necessidade do morador. Além de se adaptar bem a qualquer terreno.
Modelo de construção sustentável
Este tipo de arquitetura tem um compromisso direto com o meio ambiente, sendo cada vez mais procurado no mercado atual de imóveis.
Por ter módulos já prontos, este estilo de casa gera menos entulho de obra. O que se traduz como uma abordagem inovadora no mundo da construção sustentável.
Assim, estas casas são feitas com materiais e acabamentos selecionados. Como exigem menos componentes poluentes para serem montadas, são uma excelente opção para diminuir os impactos ambientais.
Saiba quais são as principais vantagens das casas modulares
Como já mencionamos anteriormente, existem diversas opções no mercado. Cada modelo responde a diferentes necessidades, mostrando toda a sua versatilidade.
Por isso, selecionamos 5 vantagens de investir neste tipo de construção. Veja de seguida!
Rapidez na construção
A rapidez é uma das grandes vantagens das casas modulares. Para ter uma ideia, este modelo de arquitetura permite que, enquanto a fundação do terreno esteja a ser feita, a construção da casa seja adiantada na fábrica.
Precisão na montagem
Enquanto na construção convencional a precisão depende das medidas tiradas na obra, a pré-fabricação tem mais facilidade na utilização de maquetes. Além disso, há menos desperdício numa fábrica, do que em contexto de obra. Isto resulta, assim, no aproveitamento de materiais.
Novas tecnologias aplicadas
As casas modulares contam com a vantagem de poderem serem construídas com as novas tecnologias que são aplicadas no setor da arquitetura.
Dentro dos materiais mais utilizados, temos: Woodframe, PVC, ligas metálicas e betão pré-moldado.
Bom custo/benefício
A automatização de processos e de materiais na pré-fabricação das casas modulares resulta num aumento de eficiência. Devido a essa melhoria, é possível reduzir o tempo e o custo do processo de construção.
Isto possibilita a utilização de materiais de maior qualidade, sem prejudicar o valor final do imóvel. Desta forma, resulta numa boa relação preço/qualidade do produto final.
Menos entulho no terreno da obra
Quanto melhor planeada for a obra, menor a necessidade de ter um terreno cheio de entulho. Isto facilita a organização da construção e diminui o trabalho posterior de limpeza.
Neste sentido, podemos afirmar, que as casas modulares são mais eficientes e sustentáveis do que as construções convencionais.
Além disso, são diversas as tecnologias disponíveis para a sua fabricação. Isto revela que as casas modulares são, de facto, um modelo de construção versátil que responde às mais diversas necessidades do mercado.