Atualmente, uma das questões mais abordadas pela população é a crescente evolução do mercado imobiliário.
Podemos assim afirmar que Portugal tem sido, nos últimos anos, um dos países com uma maior taxa de procura de habitações. Este fenómeno apesar de bastante positivo tem os seus pontos mais negativos quando falamos na relação existente entre oferta e procura.
Como tal, no artigo de hoje iremos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre esta questão que tem vindo a ter cada vez mais relevância nos dias que correm.
Mercado imobiliário: Por que razão tem vindo a evoluir?
Como referido anteriormente Portugal é um dos países onde cada vez mais pessoas preferem viver. Este facto deve-se em grande parte às diversas vantagens que o nosso país é capaz de oferecer.
Entre estas vantagens do nosso país, podemos assim identificar a segurança existente (quando comparada a outros), o excelente clima e posição geográfica do mesmo e ainda a qualidade média de vida que a maior parte da população consegue atingir.
Pelas razões ditas, a procura de casas tem aumentado em Portugal e desta forma o mercado imobiliário encontra-se assim um pouco saturado.
Devido a esta saturação e à falta de oferta existente para tanta procura temos vindo a verificar o crescente aumento dos preços das habitações em todo o país.
Portugal encontra-se assim no top 10 de países com os maiores preços de casas praticados na União Europeia. Isso acontece essencialmente devido ao aumento de 10,1% dos últimos anos.
Quais os locais mais procurados em Portugal?
Por norma a população portuguesa ou mesmo os estrangeiros emigrantes que vivem no nosso país tendem a optar pelas grandes cidades como Lisboa e Porto.
Podemos assim verificar, que Lisboa se tem vindo a tornar uma das cidades mais atrativas nos últimos tempos. Principalmente para os turistas e emigrantes de todo o mundo.
Desta forma, e pelo facto de Portugal ser um país turístico e cada vez mais visitado, são raras as pessoas que não se fascinam com todas as envolventes. E, muitas delas acabam por se mudar efetivamente para cá.
Posto isto, a oferta de habitações extensa que o país tinha há longos anos acaba por estar mais reduzida. E, com ela verificamos o crescente do aumento dos preços das casas.
Quais os preços das casas em Portugal?
Como referido anteriormente os locais mais procurados são a capital do país e a cidade do Porto. E, como tal também os seus preços se encontram mais elevados.
Assim, podemos verificar segundo os dados fornecidos pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) que em Lisboa o preço destas ronda os 3.010 euros por metro quadrado e 1.612 no Porto.
Para além das anteriormente referidas, deve ainda ter em conta os seguintes concelhos com preços mais elevados de todo o país.
- Cascais (1.800 euros/metro quadrado)
- Loulé (1.650 euros/metro quadrado)
- Lagos (1.555 euros/metro quadrado)
- Oeiras (1.481 euros/metro quadrado)
- Albufeira (1.474 euros/metro quadrado)
- Tavira (1.362 euros/metro quadrado)
- Vila do Bispo (1.276 euros/metro quadrado)
- Vila Real de Santo António (1.261 euros/metro quadrado)
- Portimão (1.240 euros/metro quadrado)
- Loures (1.218 euros/metro quadrado)
- Odivelas (1.183 euros/metro quadrado)
- Aljezur (1.172 euros/metro quadrado)
- Silves (1.160 euros/metro quadrado)
- Coimbra (1.101 euros/metro quadrado)
- Almada (1.100 euros/metro quadrado)
Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil e que possa entender melhor quais as principais razões da grande evolução do mercado imobiliário nos últimos anos em Portugal.
Caso tenha alguma dúvida relacionada, ou não, com o tema em questão não hesite em contactar-nos. Estamos disponíveis diariamente para o ajudar e melhorar no que possível a sua vida.