Uma das maiores realidades que vivemos atualmente é o facto de existirem cada vez mais casas para venda.
Devido ao exponencial crescimento do mercado imobiliário e consecutivamente ao elevado preço a que se encontram as casas, podemos verificar que se torna cada vez mais comum encontrarmos casas para serem vendidas.
Como tal, decidimos explicar-lhe no artigo de hoje, por que razão se dá este fenómeno. E, explicamos-lhe ainda algumas das questões mais relevantes sobre esta temática.
Casas para venda: Qual a situação atual do país?
Como referido, nos últimos anos Portugal tem vindo a ser alvo de um forte desenvolvimento do seu mercado imobiliário.
Algumas das razões deste acontecimento devem-se, em grande escala a todas as vantagens que o país tem para oferecer. Dentro destas podemos referir o excelente clima, a situação social e económica atual, a posição geográfica do país, entre outras questões.
Posto isto e face a diversos problemas que o resto do mundo tem vindo a enfrentar, podemos dizer que Portugal é um dos países mais seguros para se viver.
A verdadeira questão a que se prendem todas estas situações, passa por nos interrogarmos se existe realmente capacidade e qualidade habitacional para tal. E se tal acontece por que razão estão tantas casas à venda atualmente?
A verdadeira razão para o aumento exponencial de casas para venda
Como temos vindo a perceber os preços das casas têm vindo a aumentar cada vez mais.
Segundo o Índice de Preços da Habitação do INE (Instituto Nacional de Estatística) é possível verificar que os mesmos nunca se encontraram tão elevados desde os últimos 10 anos.
Posto isto é assim possível percebermos por que razão existe uma tentativa tão elevada de venda das casas. Podemos ainda afirmar que os valores relativos às transações de imóveis subiram cerca de 24,4% comparativamente a anos anteriores.
Para além da situação descrita anteriormente podemos ainda verificar que o número de casas a serem vendidas nos últimos anos cresceu. E, esse crescimento representa uma taxa de aproximadamente 17%.
Por todas as razões referidas anteriormente é assim possível percebermos que, o mercado imobiliário se encontra um pouco saturado.
Devido ao facto de existir uma procura cada vez mais elevada e uma oferta que não consegue equiparar, muitas pessoas têm dificuldade de encontrar casa.
Por outro lado, podemos referir que com os preços cada vez mais elevados no arrendamento em algumas zonas como a capital, a população tende a optar por outras opções.
A importância do planeamento e poder de compra
A verdade é que nem toda a população tem capacidade para comprar um imóvel. Mas para aqueles que felizmente o conseguem acaba por ser uma das soluções mais viáveis.
Por último podemos ainda referir que existe uma maior facilidade em realizar créditos à habitação. E, se trabalhar com o Grupo Urban, garantidamente irá obter uma oferta única nesse sentido.
Esperemos que este artigo lhe tenha sido útil e que tenha respondido a todas as questões que pudesse ter sobre este tema.
Lembre-se ainda que esta é uma situação que sofre constantes alterações. E, como tal também as taxas referidas podem ser modificadas.
Caso tenha alguma dúvida relativa, ou não, ao tema abordado saiba que estamos diariamente ao seu dispor para o ajudar. Não hesite em contactar-nos pois teremos todo o gosto em poder ajudá-lo a melhorar a sua vida e encontrar a sua casa de sonho.