Escolheu Portugal para comprar imóvel? Sendo assim, é importante que esteja atento a alguns aspetos do mercado imobiliário, especialmente se for estrangeiro.
Contudo, os portugueses também devem adquirir o máximo de conhecimento das operações imobiliárias, antes de tomar a importante decisão de compra.
Seja qual for o seu perfil, trazemos-lhe 8 dicas valiosas que facilitarão a sua vida na hora de realizar este sonho. Continue a ler!
Comprar imóvel em Portugal: 8 dicas imperdíveis
Antes de comprar um imóvel, deverá reunir o máximo de informações para que a transação seja feita sem problemas e da melhor forma possível.
Esta não é uma missão impossível, mas ainda assim, deve ter alguns cuidados que enumeramos já de seguida!
1 – Por onde começar a procura
Existem muitos sites dedicados à publicação de imóveis, especializados ou não, como é o caso do OLX.
Apesar da grande oferta, a maior desvantagem é que não poderá contar com a ajuda de um profissional especializado.
O ideal é encontrar uma consultora imobiliária com credibilidade no mercado. Conte com um bom agente imobiliário, que conheça bem a área onde pretende adquirir a sua casa. Assim, garantirá que não se arrepende do negócio.
Além disso, terá uma grande ajuda no cumprimento de aspetos burocráticos do processo de compra.
2 – O preço do imóvel
A escolha do imóvel deve incluir, para além dos requisitos de divisões e localização, um preço que caiba no seu orçamento.
Saiba que neste aspeto, a cidade onde pretende viver influencia, e muito, o valor de compra.
Atualmente, o preço médio do metro quadrado em Portugal está em € 2.536,00 euros, segundo o site Idealista. Este valor é uma média de todos os imóveis do país. Porém, existem regiões mais valorizadas e cidades com preços menores.
De acordo o INE (Instituto Nacional de Estatística), a cidade com o maior valor por metro quadrado do país é a capital, Lisboa.
Em Lisboa, o preço médio de um imóvel é de € 3.881,00 por metro quadrado. Cascais segue como a segunda região mais cara, seguidos de várias cidades do Algarve e no sul do país, onde estão as praias mais bonitas de Portugal.
3 – Tipos de casas que irá encontrar em Portugal
Conhecer a nomenclatura utilizada para descrever os imóveis é importante, e irá ajudá-lo no processo de escolha.
Pois, os imóveis em Portugal são designados consoante o número de quartos. Dessa forma, a nomenclatura fica da seguinte forma:
- T0: estúdio
- T1: imóvel com um quarto
- T2: casa ou apartamento com dois quartos
- T3: imóvel com três quartos
- T4: casa ou apartamento com quatro quartos
4 – Tenha atenção aos impostos!
Comprar imóvel é uma transação que envolve muitas burocracias, para além de alguns impostos que terá de pagar, seja no ato da compra ou após a sua concretização.
Os principais impostos associados ao mercado imobiliário em Portugal são:
- Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis – IMT
É pago sempre que acontece uma transmissão de imóvel entre proprietários. O valor é definido em função do valor de compra e venda, ou do valor patrimonial tributário do imóvel.
- Imposto do Selo
Este, é retido pelo notário (0,8% do valor declarado da venda) e pelo banco nas situações em que for contratado um empréstimo para aquisição (0,6% sobre o valor dos empréstimos hipotecários).
- Imposto Municipal sobre Imóveis – IMI
É pago anualmente pelos proprietários. No caso da aquisição de habitação própria permanente, pode ter uma isenção de 3 anos, dependendo do valor do mesmo. Incide sobre o valor patrimonial tributário do imóvel.
5 – Faça pesquisas e simulações do crédito habitação
A maior parte das pessoas tem de recorrer ao crédito habitação para comprar imóvel. Esta é uma operação que envolve muito dinheiro e é uma grande responsabilidade que perdurará por alguns anos.
Portanto, não deixe de fazer simulações e pesquisas sobre as condições do financiamento. Inclusive, o próprio consultor imobiliário poderá ajudá-lo neste sentido.
Desta forma, preserva as suas finanças e garante a sua casa.
6 – Faça visitas e inspeções
Se possível, faça visitas aos imóveis que está a considerar comprar.
Verifique as condições do imóvel, faça perguntas detalhadas e considere contratar um inspetor de imóveis para verificar o estado da propriedade antes de finalizar a compra.
Este é um processo muito importante que não deve ignorar.
Afinal, saber as condições do imóvel é extremamente importante. Ninguém deseja ter surpresas desagradáveis depois de já estar a morar na propriedade.
Caso detete a necessidade de manutenções, negocie as condições para que isso seja realizado diretamente pelo proprietário.
7 – Consulte um consultor imobiliário
Deve saber que trabalhar com um consultor imobiliário confiável pode facilitar o processo.
Sendo assim, estes podem ajudá-lo a encontrar opções que se encaixem no seu orçamento e obter informações sobre o mercado imobiliário local.
Por isso, considere o apoio deste profissional durante o processo de compra.
Na REMAX encontra uma equipa qualificada e especializada para lhe dar todo o apoio necessário durante esta etapa tão importante da sua vida!
8 – Pesquise diferentes áreas
Por fim e não menos importante, Portugal tem cidades e regiões encantadoras onde se poderá estabelecer.
Portanto, antes de definir a compra de determinado imóvel, pesquise diferentes áreas para identificar aquelas que mais correspondem às suas necessidades.
Considere a proximidade de serviços, acesso a transportes, a qualidade de vida e outros critérios que sejam importantes para si.
Outra dica importante: não se esqueça que o preço do m² em Portugal varia de acordo com cada localidade. Sendo assim, esteja atento à variação de preços de cada zona e compare.
Dessa forma, com paciência, uma pesquisa cuidadosa e assistência profissional, poderá encontrar o imóvel perfeito em Portugal para si e para a sua família.
Siga estas dicas ao comprar imóvel e dê este grande passo no seu futuro!