Projetos de arquitetura sofisticados e espaços com um design bem planeado são algumas das características dos imóveis de luxo.
Estes são uma das formas de investimento mais seguras e rentáveis: seja como fonte de rendimento de aluguer, seja para residência própria.
Se pretende investir neste segmento, não pode deixar de ler este artigo. Vamos explicar alguns dos fatores para identificar um imóvel de luxo. E, mais importante ainda, vamos indicar-lhe alguns motivos pelos quais vale a pena investir agora.
Conheça as 6 características que diferenciam os imóveis de luxo
O mercado imobiliário de luxo em Portugal tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade. Além dos próprios portugueses, há muitos estrangeiros que são atraídos pelos preços mais competitivos.
Se tem interesse num imóvel de gama superior, para investimento ou para residência, continue a acompanhar este artigo.
Seguem as principais características que diferenciam os imóveis de luxo:
1 – Preço por metro quadrado
Não surpreendentemente, o preço por metro quadrado de um imóvel de luxo é consideravelmente mais elevado.
Esta valorização explica-se através de inúmeros fatores. Estes poderão relacionar-se com as características da construção, ou a outros elementos externos, como explicaremos ao longo do artigo.
2 – Localização privilegiada
Casas e apartamentos de luxo são projetados tendo a sua localização em especial consideração. Afinal, este é um dos aspetos mais importantes, e que pode fazer um potencial cliente fechar o negócio, ou desistir.
O imóvel deve ter um equilíbrio quase perfeito entre sossego e acessibilidade: deve oferecer privacidade, mas ter vias de fácil acesso a outros pontos importantes da região.
Assim, é possível proporcionar uma maior comodidade aos moradores: assim não têm de passar por grandes deslocações para ter acesso a serviços essenciais do dia a dia.
3 – Segurança
O público que investe em imóveis de luxo possui um padrão de vida diferenciado. Também por isso, as exigências de segurança da habitação são um fator fundamental.
Sistemas internos de vigilância, bem como equipamentos inteligentes e avançados de monitorização, são alguns exemplos de recursos de segurança.
Atualmente, é possível encontrar muitos edifícios de alta qualidade que oferecem fechaduras com biometria, garantindo ainda mais proteção aos moradores.
4 – Privacidade
Abrir a cortina e deparar-se com a janela do vizinho não é um problema habitual em imóveis de luxo. Nestes, todos os detalhes estruturais são planeados para proporcionar privacidade aos moradores.
Existem, inclusive, algumas casas e apartamentos que contam com um isolamento acústico reforçado, evitando a entrada e saída de ruídos.
Além disso, por norma a localização também colabora no sentido da privacidade.
As construções são comumente feitas em regiões mais reservadas, com ruas tranquilas e, muitas vezes, próximas da natureza.
5 – Área de lazer diversificada
É claro que a área de lazer é um dos grandes atrativos dos imóveis de luxo. A maioria deste imóveis inclui piscinas e uma ampla área gourmet, com churrasqueira para pequenas festas e reuniões.
Além disso, é comum existirem áreas verdes com jardins e belas paisagens.
6 – Automatização
A automatização permite usufruir de inúmeros recursos, que podem ser criados de acordo com a necessidade dos moradores. Desta forma, estes passam a ter mais conforto e praticidade na sua rotina.
É possível, por exemplo, programar a função automática de acender e desligar determinadas luzes no horário desejado. Pode até controlar-se o nível da temperatura, aumentando ou reduzindo a mesma, de acordo com a variação pretendida.
Tudo isto através de recursos que estão literalmente na palma das nossas mãos, como telemóveis e tablets.
O facto de estas tecnologias permitirem a integração com aparelhos eletrónicos, é um elemento facilitador e altamente atrativo. Assim, com apenas um toque é possível tornar todo o dia a dia mais prático e confortável.
Ficou interessado? Contacte um dos nossos consultores, e conheça alguns dos imóveis de luxo mais sofisticados em Portugal.