Para muitos portugueses, ter um imóvel próprio está entre os maiores sonhos. E, posteriormente, surge a grande dúvida: casa ou apartamento? Qual devo escolher?
No entanto, para realizar a compra de uma casa ou apartamento é preciso ter em consideração diversos fatores, como segurança, espaço, lazer e liberdade.
Afinal, o investimento não é simples e uma escolha errada pode trazer insatisfação e desconforto para os moradores.
Perante este cenário, é comum surgir a dúvida de onde morar. Contudo, verificar as vantagens de cada opção, pode ser a melhor forma de tomar uma decisão, antes de fechar o negócio.
Lembre-se de que não existe uma fórmula ideal para escolher o seu novo imóvel. Afinal, é um assunto complexo e que depende de muitos fatores sendo, acima de tudo, uma questão de preferência pessoal.
Por exemplo, algumas pessoas sentem-se presas em ambientes menores, outras sentem-se inseguras ou solitárias em locais espaçosos.
Por isso, antes de iniciar este processo, é importante fazer um exercício básico: registar todas as suas necessidades!
Os seus desejos e os aspetos não negociáveis precisam de ser incluídos. Assim, não perde tempo a visitar imóveis que não fazem o seu estilo, ou que não são exatamente o que procura.
Casa ou apartamento: A derradeira questão!
Grande parte das pessoas que prefere casas térreas, indica a tranquilidade como um aspeto fulcral.
E, efetivamente, uma das grandes vantagens deste tipo de imóvel é que não existem vizinhos nos restantes andares. Ou em redor, em alguns casos.
Desta forma, ainda que exista a possibilidade de acontecer, o barulho de vizinhos como pessoas a falar, música alta, entre outros sons que podem incomodar bastante e até atrapalhar a noite de sono, são bastante reduzidos.
Estar rodeado de vizinhos o tempo todo, principalmente quando o condomínio tem vários blocos e apartamentos, pode ser bastante incómodo. Além de reduzir parte da sua privacidade.
Assim, ao viver numa casa, evita substancialmente esse problema e pode agir com mais liberdade, sem ter receio dos olhares e ouvidos curiosos.
Outra grande vantagem deste tipo de residência é que pode escolher quais e quantos animais deseja ter.
Desta forma, animais de grande porte como cães são bem-vindos, por exemplo, o que seria praticamente impossível num apartamento.
Por fim, numa casa pode escolher qual será a área de lazer.
Isto porque, mediante o espaço e as suas condições, tem a possibilidade de poder fazer uma horta ou um jardim, construir uma piscina ou uma sauna, e até mesmo ter uma área particular para cuidar dos animais.
Os apartamentos representam maior segurança e sociabilidade
Quem decide viver num apartamento, também desfruta de inúmeras vantagens.
Como mencionado, a segurança de um apartamento é muito maior e pode ser potencializada, caso o morador queira. Afinal, atualmente é possível elevar a segurança até nos elevadores, dificultando o acesso à respetiva residência.
Outro ponto muito importante e que pode fazer a diferença na escolha, é que a área social pode ser um excelente ambiente para as crianças socializarem com outras. Como, por exemplo, um pequeno parque ou jardim.
No que se refere à higiene e manutenção, grande parte dos prédios possui um serviço de limpeza e de gestão do condomínio.
Assim, as zonas comuns do prédio estarão idealmente sempre limpas e a manutenção estará entregue a profissionais qualificados.
Neste caso, se houver problemas com o abastecimento de água, energia, danos a nível da estrutura, entre outros, os moradores terão ajuda neste sentido.
E isto acaba por ser muito mais cómodo, principalmente para as pessoas que não têm muito tempo para lidar com estas questões. Agora é consigo! Considerando todos estes pontos, estará pronto para fazer a escolha certa e conseguirá, por fim, responder à derradeira questão: casa ou apartamento?